Ciep Cecília Meireles ganha prêmio nacional por trabalho com a inclusão
O Ciep Cecília Meireles, em Corrêas, foi o campeão do prêmio nacional “ParaTodos”, concedido por uma ong que tem o mesmo nome. O concurso premia experiências pedagógicas bem sucedidas em inclusão de alunos. A escola participou do prêmio inscrevendo o projeto Jogos Estaduais Inclusivos de Petrópolis (Jeips), que foi realizado em outubro de 2019.
Os jogos foram realizados no Ciep e cerca de 150 alunos de seis escolas estaduais participaram do evento. Eles competiram de partidas de voleibol, futsal, handebol, atletismo, bocha, gincana e atividades recreativas. Todos os estudantes receberam certificados de participação do Jeips.
“Temos várias inclusões na escola, mas neste dia não só os nossos alunos com deficiência participaram dos jogos. A experiência foi incrível. Poder oportunizar atividades esportivas para todos, é sem duvida algo especial”, disse a professora de Educação Física do Ciep, Ana Carolina Kapler. Ela e outros quatro professores – Adriana Barcellos, Daniely Carius, Iulie Toman e Paula Vaz – idealizaram o projeto que foi feito pela turma de 2001 de Empreendedorismo (EMP).
Ana foi quem inscreveu o projeto e espera com ansiedade pela entrega do prêmio, que deve acontecer com o retorno das aulas após o fim das medidas de isolamento impostas pela pandemia do Covid-19. A escola vai receber um notebook, uma placa e um certificado. “Foi o primeiro projeto desse tipo realizado na escola. Mandei todo o projeto com as imagens e recebemos a ligação na semana passada dizendo que fomos campeões. Foi gratificante”, disse a professora.
O Ciep Cecília Meireles conta com 710 alunos do Ensino Médio, desses 25 têm alguma deficiência.
Leia também: Onças são filmadas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos durante a quarentena