• Cidades turísticas gaúchas que inspiram Petrópolis retornaram ao isolamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/06/2020 00:01

    Voltando atrás

    Municípios turísticos da Serra Gaúcha – que muito inspiram Petrópolis em suas ações no setor – tiveram que retroceder. Cidades  como Gramado, Canela e Nova Petrópolis, foram classificadas com a bandeira vermelha pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Comércio e serviços que estavam abertos serão fechados de novo por mais 15 dias depois de aumento de contágio da Covid-19 e menor disponibilidade hospitalar de atendimento.

    Petrópolis em todas

    Impressionante como tudo tem Petrópolis envolvida.  E não é que a DPAD Serviços Diagnósticos, citada na operação Favorito que investiga fraudes no governo Witzel, também tem serviços em Petrópolis? Desde 2017 faz os exames laboratoriais das UPAs. Mesmo o Consórcio Saúde Legal tendo sido dispensado da administração das unidades a DPAD continuou prestando o atendimento. Não se sabe se por um novo contrato, com o Sehac, que passou a gerenciar as UPAs, ou pelo antigo. Mas pelo antigo não deve poder, né?

    Nem pra avisar

    Realmente é difícil quando a empresa não se envolve com a cidade. Petropolitanos comemoraram o fato de o rotativo não ter retornado com sua cobrança ontem. Mas a Sinal Park, mesmo sabendo há dias que a linha amarela (da qual faz parte) retornava não deu qualquer aviso. De manhã cedo parquímetros fechados, sem controladores e motoristas perdidos querendo pagar pelas vagas…

    Estes dias Partisans questionaram onde nossas autoridades dão um tapa no visual (já que não aparece uma mulher com raiz branca nem homem cabeludo). Eis que o vereador Maurinho mandou esta fotinha pra gente mostrando que corta o cabelo em casa, com o sobrinho João Vitor. Mas paga, né Maurinho? Não é 0800, não!

    Mais um

    E a prefeitura incluiu a atividade de personal trainer na linha amarela que começou a funcionar ontem. Incluiu e deixou na moita, não divulgou. E o Diário Oficial de sexta-feira, que vinha com esta novidade, só foi ao ar, pela internet, ontem. 

    Apertando o cinto

    Em 2020, os gestores municipais vão ter que apertar o cinto para fechar as contas. E algumas correm o risco de não fecharem. O Fundo de Participação dos Municípios vai ter R$ 15 bilhões a menos, projeção da Confederação Nacional de Municípios. 

    Rua Teresa

    E as lojas reabriram ontem depois de 90 dias fechadas. O movimento foi fraco porque tradicionalmente na segunda a Rua Teresa tem baixo movimento. A expectativa é que tudo melhore, porém há comerciantes reticentes: só aumenta mesmo com turistas Os  ônibus estão proibidos de acessar Petrópolis e turistas de carro são barrados nos controles sanitários. 

    Programa

    Em Teresópolis, o prefeito Vinicius Claussen instituiu o Programa Estratégico de Testagem. Ele prevê  autoavaliação dos setores econômicos (para indicar apoio) e testagem em massa, com a compra de 50 mil testes. O programa inclui ainda um certificado a ser entregue a todas as empresas que fizerem testagem de colaboradores. 

    Comitê

    O comitê eleitoral do  prefeito Bernardo Rossi, ali na rua Joaquim Bonifácio, continua a todo vapor. É um entra e sai frenético. 

    Lockdown

    Com boa parte da economia retornando as ruas já estão cheias, mas  a abertura de lojas não quer dizer que seja o fim da pandemia. Nem que não se possa retroceder. Casos subindo e ocupação de leitos aumentando pode fazer com que a prefeitura decrete lockdown. 

    Mais UTIs

    Mais leitos de UTI começaram a funcionar para a Covid-19 na UPA Cascatinha. Agora já são 20 aptos a receber pacientes em um total de 25 que a prefeitura pretende montar.  Com mais estes leitos abertos a cidade tem agora 116 UTIs específicas para Covid-19 pelo SUS. 

    Já começaram a testar a iluminação do terminal Centro, que está em obras. 

     

    Últimas