Cidade recebe festival de curtas de animação
O Cineclube 14 BIS de Petrópolis vai promover em parceria com a Escola Audiovisual OZI de Brasília-DF a mostra “Anima Petrópolis”. O evento, produzido pelo Laboratório de Audiovisual e Gráficos (AVGLAB) da Faeterj, vai acontecer no próximo sábado, a partir de 19h, na sede da faculdade.
A mostra marca o início das atividades do Cineclube, criado a partir da iniciativa de Calebe Pimentel, profissional da área de produção audiovisual. “Montamos um laboratório, que é resultado do Flisol (Festival Latino Americano de Software Livre). A partir daí decidimos criar o Cineclube, com o nome de 14 BIS, que faz referência tanto à história da cidade quanto de Santos Dumont, que é uma referência em inovação tecnológica”, explicou Calebe.
“A ideia é trazer projetos, montar festivais e inserir Petrópolis nesse meio audiovisual. Essa proposta paralela e integrada do Cineclube vai trazer tanto produções didáticas como documentários, quanto produções de animação, porque o nosso laboratório é mais voltado para games. Por isso, esse nosso foco na animação”, disse.
Essa será a quarta exibição feita pelo AVG Lab, depois do Festival de Software que aconteceu no mês de abril. Desta vez, a parceria com a escola Ozi do Distrito Federal vai possibilitar uma integração maior e uma perspectiva de futuro para os envolvidos nesse tipo de produção. “Tenho parceria antiga com Ozi e resolvi fazer essa mostra toda de animação, convidando animadores da cidade, de ex-alunos da Faeterj. Fazer essa mostra da escola de Brasília, trazendo curtas premiados de lá, nos permite mostrar ao pessoal da faculdade para onde estamos caminhando, onde podemos chegar e quais os nossos objetivos”, explicou.
O Cineclube tem uma proposta diferenciada e itinerante, que permite a produção e exibição de mostras em vários pontos da cidade, como o Sesc, o Laboratório Nacional de Computação Científica e possivelmente na Casa de Cláudio de Souza. “Ainda estou conversando com a Fundação de Cultura da cidade para tentar inserir esse nosso projeto na casa de cultura local”, completou.
O projeto surgiu na Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) e traz para Petrópolis uma proposta inovadora de levar produções cinematográficas do circuito de festivais da área para diversos espaços culturais e acadêmicos da cidade, além de produzir curtas de ficção, documentários e animações.
Serviço:
Mostra Audiovisual Anima Petrópolis
Local: Faeterj Petrópolis – Quitandinha
Realização: 06/08/2016 às 19h
Classificação: livre