Vacina da Pfizer tem protocolo de aplicação diferente das demais: saiba como será
Com a chegada do primeiro lote de vacinas Pfizer/Biontech agendada para segunda-feira (24/05), a Secretaria de Saúde faz o planejamento e irá anunciar ainda neste fim de semana uma nova ampliação do público a ser vacinado na cidade. Até quinta-feira (20/05) Petrópolis tem 33.093 que concluíram o processo de imunização, com as duas doses. Os protocolos para armazenamento e aplicação da nova vacina são diferentes das já utilizadas na cidade – CoronaVac e AstraZeneca.
Dentro das ações de planejamento e infraestrutura para receber as vacinas Pfizer/Biontech, a Secretaria de Saúde de Petrópolis já dispõe de um freezer para o armazenamento da vacina na temperatura indicada – 15ºC a -25ºC graus. A disponibilização do equipamento é fruto de uma parceria público privada e foi cedido pelo Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, esta primeira remessa não exigirá o uso deste freezer, porque será envida aos municípios já descongelada, devendo ser mantida na temperatura 2ºC a 8ºC. Após o descongelamento, a Pfizer/Biontech deve ser utilizada em cinco dias.
A Secretaria de Saúde está fazendo todo o planejamento para que as doses sejam aplicadas até sexta-feira (28/05). As equipes de vacinação também estão sendo orientadas em relação ao manuseio e aplicação desta nova vacina.
“As pessoas que irão se vacinar com a Pfizer precisam saber que o protocolo desta vacina é diferente não apenas em relação ao armazenamento em baixas temperaturas, mas também quanto ao preparo para a aplicação. A Pfizer deve ser diluída em soro fisiológico e a dose deve ser de 0,3ml – não 0,5ml como no caso da CoronaVac e AstraZeneca. É importante que as pessoas saibam destes detalhes e das diferenças entre as vacinas”, destaca o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que o intervalo entre a aplicação da primeira e segunda dose da Pfizer/Biontech é de 12 semanas – 3 meses.
Como funciona
A Pfizer/Biontech que chegará a Petrópolis tem frasco com multidoses. Cada frasco contém, após a diluição, 2,25 ml, a partir dos quais é possível obter seis doses. Cada uma das doses deve ser diluída em soro fisiológico, em temperatura ambiente. Para a aplicação da Pfizer será utilizada a seringa de 1ml (diferente da utilizada atualmente com as demais vacinas contra covid-19) e cada dose deverá conter 0,3ml. A aplicação deve ser intramuscular, assim como as demais vacinas contra a covid-19.
Após a abertura e diluição a vacina deve ser conservada a uma temperatura de +2ºC a +8ºC e as seis doses devem ser aplicadas em até 6 horas.
A vacina Pfizer é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática previa, assim como a qualquer componente da vacina.
Assim com as demais vacinas contra a covid-19, no caso da Pfizer, também é necessário respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para a vacinação contra a influenza ou outras vacinas do calendário.