• Cidade do Rio começa a vacinar lactantes nesta segunda-feira, dia 28

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/06/2021 07:15
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciaram nesta sexta-feira (25/06) que as lactantes começarão a ser vacinadas contra a Covid-19 a partir de segunda-feira (28/06). Além disso, de acordo com o 25º Boletim Epidemiológico, divulgado no Centro de Operações Rio (COR), a cidade continua em alto risco de contaminação para a doença e que, por isso, as medidas de proteção à vida foram prorrogadas até o dia 12 de julho.

    A decisão de começar a vacinação das lactantes teve por base critérios técnico-científicos. O prefeito ressaltou que só fazer pressão não é determinante para liberar a vacina a um grupo específico da população.

     “A partir de segunda-feira, a gente começa a vacinar as lactantes, desde que tenham a indicação do profissional de saúde que faz o acompanhamento da criança. Existe uma angústia de diferentes setores da sociedade que querem ser vacinados logo. Não adianta pressão sobre o prefeito para ver o seu grupo vacinado. A pressão é legítima, mas as decisões são tomadas pelas autoridades sanitárias”, ressaltou Paes.

     A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertou que as lactantes, após tomarem a vacina, não devem interromper o aleitamento materno, por causa da reconhecida importância deste alimento para o bebê. O secretário Daniel Soranz frisou que a imunização é necessária a todos, principalmente, porque estamos no inverno.

    A manutenção das medidas de proteção à vida, se deveu, principalmente, à preocupação da Prefeitura de que no período de inverno aumenta o número de casos de doenças respiratórias. Daí a necessidade de se reforçar a contínua adoção das medidas sanitárias, como uso de máscara e álcool em gel, e o respeito ao distanciamento social.

    “Os meses do inverno são os mais preocupantes para as síndromes gripais, principalmente da Covid, exatamente porque as pessoas andam em ônibus com os vidros fechados, ficam em ambientes mais fechados por conta do frio. A gente reforça o alerta, é muito importante que as pessoas utilizem máscara, evitem se expor desnecessariamente e não se aglomerem. O nosso maior desafio é segurar o avanço da Covid neste período”, explicou o secretário Daniel Soranz.

    Últimas