Cidade das Hortênsias começa a operar neste domingo no Carangola
A Viação Cidade das Hortênsias começou a operar, na madrugada deste domingo (3), oito linhas de ônibus que eram de responsabilidade da Viação Cascatinha, na região do Carangola. A mudança acontece, de acordo com a CPTrans, pela precariedade dos serviços prestados pela Cascatinha, que prejudicava a operação dos coletivos que atendiam à localidade e, consequentemente, a locomoção de quem mora ou trabalha no bairro.
A operação das linhas será feita pela empresa enquanto uma nova licitação não é realizada para definir qual Viação será oficialmente responsável pela operação, como determina a legislação. Enquanto isso, a Cascatinha continua tentando se manter na operação de suas linhas a partir de liminares judiciais.
De acordo com a Prefeitura, a troca das empresas se deu a partir de um relatório enviado pela Cptrans, que aponta precariedade do serviço prestado pela Cascatinha, com quebras constantes nos veículos, gerando atrasos e perdas de linhas.
Em abril, a Viação Cascatinha apresentou 174 ocorrências de falhas mecânicas. Já em maio, foram 255. Em junho (até as 16h do dia 28), foram 212.
A CPTrans não informou, em momento algum, por quanto tempo a operação dessas linhas será de responsabilidade da empresa Cidade das Hortênsias. A Cascatinha deve ser substituída ainda neste ano, por uma determinação do Tribunal de Contas do Estado. A empresa recorreu da decisão, e o TCE acatou o pedido de revisão do processo. Mas a prefeitura garante que a licitação deve acontecer ainda neste ano.
Em nota, a Cascatinha informa que considera a decisão equivocada, já que não teve qualquer condição de apresentar sua defesa. A empresa disse que vai recorrer judicialmente da decisão, com base na legislação, nos direitos e contratos. A Cascatinha destaca ainda que foi uma das empresas mais prejudicadas com as duas catástrofes que atingiram o município, em razão da localização da garagem, tendo mais de 30 ônibus submersos.
Linhas que agora são operadas pela Cidade das Hortênsias:
• 503 (Cidade Nova)
• 504 (Carangola Divino)
• 505 (Vila Manzini)
• 506 (Vicenzo Rivetti)
• 519 (Vale do Carangola)• 526 (Modesto Guimarães)
• 529 (Debora Couto Sucupira)
• 598 (Vale do Carangola / Vicenzo Rivetti – noturno)