• Cidade ainda vive consequências das enchentes na economia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/11/2022 02:22

    Uma pesquisa nacional, encomendada pela VR ao Instituto Locomotiva, revelou que os comércios ainda lidam com os impactos da crise agravada pela pandemia e buscam se adequar para manter suas portas abertas. Do total de entrevistados, 16% dos estabelecimentos afirmaram que precisaram mudar de endereço na pandemia para reduzir o aluguel por exemplo.   

    Lojas ainda fechadas

    Além deste motivo, as enchentes um fator extra (e grave) que Petrópolis enfrentou pós- pandemia, levaram a um reordenamento dos comércios com exploração de estabelecimentos em vias diferentes das que estavam estabelecidas e houve a formação de uma espécie de cluster por nicho em determinados locais. Comércios ‘novos’ ocuparam o lugar de quem não teve mais como reabrir diante dos prejuízos. E há ainda muitos pontos comerciais fechados na Rua do Imperador, Rua Teresa, Washington Luiz, Bingen…

    Cinepsiquiatria

    A Associação Brasileira de Psiquiatria chega à região serrana do Estado do Rio de Janeiro com o seu projeto Cinepsiquiatria. No dia 26, às 10h15, no Cine Show do Pátio Petrópolis Shopping, acontecerá mais uma edição do projeto, aberto ao público em geral. O filme exibido será “Com Amor e Fúria”, um longa que narra a história de um triângulo amoroso. Após a sessão, será realizado debate com os médicos psiquiatras convidados Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP e coordenador nacional do Cinepsiquiatria e ainda Eduardo Birman e Thiago Coronato Nunes, duas referências no país.

    Eduardo Birman, uma referência em sua especialidade no país, participa do projeto Cinepsiquiatria, dia 26, com filme seguido de debate no Cine Show do Pátio Petrópolis Shopping.

    Faltou um

    Ainda sobre unidades de saúde que estão dividindo espaço com outras porque foram interditadas nas chuvas de fevereiro, faltou assinalar uma. Além da UPA Centro, que funciona de forma precária no Nelson de Sá Earp e a UBS Retiro que espalhou usuários em outras unidades, o Centro de Especialidades Maria Célia Machado (coladinho ali na UPA Centro), funciona esses meses todos de forma inadequada no Centro de Saúde porque também foi interditado por barreira.

    E o outro prédio?

    Um Partisans de memória muito boa lembrou: em março a prefeitura anunciou o aluguel de um prédio com 40 apartamentos no bairro Floresta que seriam destinados a desabrigados. Este, ao contrário do abrigão da Floriano Peixoto, teria condições de habitabilidade imediata. Mas que fim levou?

    Aleluia!

    A Comissão de Ciência e Tecnologia, da Câmara dos Deputados aprovou proposta que assegura ao usuário o direito de não receber chamadas e mensagens de telemarketing. Vai ser lançado um cadastro nacional telefônico de proibição de oferta. Atualmente, já existe o site “Não me perturbe” implementado pela Anatel para evitar as chamadas de telemarketing de prestadoras de serviços de telecomunicações e as instituições financeiras que oferecem empréstimo consignado e cartão de crédito consignado. Já o cadastro previsto no projeto terá alcance mais amplo, valendo para todo tipo de oferta ao consumidor.

    Contagem

    Faltam 32 dias para o verão.

    Sem atualização

    Lá no Portal da Transparência, no site da Prefeitura, tem uma parte para ‘contas públicas’ onde ficam listadas a arrecadação, transferências, os balanços… Parou de ser atualizado em fevereiro…

    Gente, e esse ângulo da Praça da Inconfidência? Irretocável!

    Baile do centenário

    O centenário do Cenip, o Colégio D. Pedro II, vai ser marcado por uma série de eventos. E um deles é um baile, no Clube Petropolitano, no dia 26. Entre as atrações, além de DJs, tem a Banda Marcial Wolney Aguiar, Tribo de Gonzaga, Gabriel Silva e banda, Banda Tokaia e Guido Martini e banda.

    Lançamento de livro

    Bruno Quintino, psicanalista que é morador e professor universitário em Petrópolis lança dia 26, às 10h, no auditório da Estácio de Sá, o livro “A técnica Psicanalítica nos casos-limite: Contornando fronteiras”. O livro está sendo publicado pela INM Editora.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas