Queda de granizo foi registrada em Petrópolis e Teresópolis nessa terça (04)
A formação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria pela costa da Região Sul nos próximos dias trazem instabilidades climáticas também para o Sudeste e o Centro-Oeste do País, que devem registrar temporais, ventania e queda de granizo, de acordo com a Climatempo.
Mesmo cenário foi registrado em Teresópolis e Petrópolis, na tarde dessa terça-feira (4). Ainda de acordo com a Climatempo, há possibilidade de queda de granizo em São Paulo nesta quinta (6).
Conforme a meteorologia, nesta quarta-feira (5), uma mudança no padrão da circulação de ventos já transporta nuvens carregadas sobre o oeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul. “Essa chuva pode vir em forma de temporais, com raios e queda de granizo, atingindo áreas da Fronteira Oeste e a região das Missões no Estado e a região de Foz do Iguaçu, Guaíra e Umuarama, no Paraná. Pode chover no extremo oeste de Santa Catarina, mas a chuva ainda ocorre de forma mais isolada”, informou a Climatempo.
Na quinta-feira, a formação de um ciclone extratropical no oceano na região do Rio Grande do Sul reforça a incidência de chuva. Há alerta para temporais no interior. As capitais e o litoral também devem registrar chuva forte e temperaturas baixas. As rajadas de vento podem chegar até 70 km/h em algumas localidades.
Na noite de quinta-feira, o ciclone extratropical se desloca do Paraguai em direção ao Sul do País. Na sexta-feira, a frente fria atua mais sobre o Sudeste, mas o fenômeno ajuda a causar pancadas de chuva e rajadas de vento de mais de 80km/h em partes do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre. Nas áreas das serras gaúchas e catarinenses, as rajadas de vento podem chegar a até 100 km/h. Segundo a Climatempo, a ventania perde força a partir de sábado, dia 8.
Rio de Janeiro
Para o Rio de Janeiro, a previsão nesta quarta-feira é de céu nublado, com chuva e temperaturas entre 18ºC e 24ºC. Há possibilidade de pancadas de chuva entre quinta e sexta-feira. Nessa terça-feira foi registrada queda de granizo em Teresópolis e Petrópolis.