• Ciclo de palestras gratuitas aborda tendências e inovações em joias e bijuterias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/11/2020 12:24

    Nesta quarta-feira (11), a Firjan SENAI, em parceria com o Sindijoias/Sistema Ajorio, realiza o Giro Tendências Joias, ciclo de palestras técnicas gratuitas e abertas ao público sobre tendências e inovações em joias e bijuterias. Na ocasião, será lançado o Manual de Gestão Ambiental para Joias e Bijuterias, documento produzido pela Firjan. O evento será realizado das 18h às 20h, por meio de transmissão on-line. Além de apresentar as tendências Outono – Inverno 2021 e de abordar o tema da sustentabilidade, o encontro visa desenvolver debate e estudo sobre o novo consumidor brasileiro.

    “Atualmente, existe uma mobilização da sociedade, preocupada com o meio ambiente, com a procedência do que se consome, e as condições de trabalho com as quais o produto é feito. A transparência com relação à cadeia produtiva se transformou em uma exigência do consumidor e as joias também estão inseridas nesse processo”, afirma Renata Menezes Rocha, analista de Meio Ambiente da Firjan.

    Desenvolvido pelos especialistas técnicos setoriais da Firjan SENAI, o Giro Tendências visa a apontar as principais correntes de comportamento que irão orientar as ações na indústria da moda e colaborar com as empresas na identificação dos diversos perfis de consumidores. As palestras são segmentadas por perfil de consumo e orientações de cenários de cada estação. Além de apresentar cenários prováveis, o debate vai englobar o impacto de novas tecnologias e o amplo questionamento sobre a sustentabilidade do consumo contemporâneo, de modo a nortear empresários e profissionais do segmento no desenvolvimento de novos produtos.

    “A preocupação com a questão ambiental, que já existia, foi intensificada pela pandemia. Queremos enfatizar que esse é um dos setores da economia que mais reaproveitam. Não há descarte e há um retorno da matéria-prima, num processo para a sustentabilidade e a saúde financeira do negócio”, afirma Eliana Andrello, especialista técnica de Educação em Joias da Firjan SENAI Maracanã.

    Trabalho iniciado em 2018, o Manual apresenta questões de licenciamento ambiental, boas práticas em joalheria, manipulação adequada de materiais, questões referentes a resíduos e efluentes, um passo a passo orientador para quem quer tratar o seu negócio de forma sustentável, entre outros assuntos com foco nos interesses dos empresários. Numa cartilha de introdução, assuntos atuais como os movimentos ESG (meio ambiente, social e governança) serão apresentados. Questões como a regulamentação, uma grande demanda da sociedade, são apresentadas e discutidas de forma transparente, com o objetivo de mostrar a rotina de garantia de qualidade em toda a cadeia, por meio de selos e certificações.

    O Giro Tendências será transmitido pelo canal da Firjan SENAI no Youtube. Confira a programação completa neste link.

    Últimas