• Ciclistas reclamam de motos estacionadas em bicicletários

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  • 17/fev 12:04
    Por Maria Julia Souza

    Foi promulgada pela Câmara Municipal de Petrópolis, no ano passado, a Lei 8.603 que prevê que o município conte com estacionamento gratuito para bicicletas. No entanto, ciclistas que utilizam o espaço na cidade tem relatado poucos locais para estacionar suas bicicletas e o uso indevido de motociclistas que param suas motos nos bicicletários.

    “Eu sou ciclista e sempre vou ao Centro [da cidade] de bike quando o tempo está bom, e sempre ficam motos lá [nos bicicletários]. Esses dias fui falar com um motociclista que ali não é lugar de moto e ele ainda foi grosseiro comigo, dizendo que sempre foi assim e ninguém falou nada”, disse André Rodrigues.

    André contou que ao procurar a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), é informado sobre a necessidade de abrir um protocolo de reclamação para a atuação.

    “Eu acho que não tem que abrir reclamação, tem que atuar. Desde o momento que ali está como um bicicletário, não deveria estacionar moto. E isso não sou só eu que está reclamando, outros ciclistas também reclamam da mesma situação”, contou André.

    Carlos Alberto é outro ciclista que relata o mesmo problema. Segundo ele, mesmo entrando em contato com a CPTrans, nada é feito.

    “É um absurdo, sempre nos atrapalha em pôr nossas bikes. A CPTrans nada faz, ligamos, reclamamos e não fazem nada. Esse problema é constante e os motociclistas ainda são afrontosos, isso acaba nos deixando sem ter onde colocar as nossas bicicletas”, disse ele.

    Em nota, a CPTrans informou que realiza fiscalizações frequentes e que pretende aumentar a quantidade de bicicletários na cidade, principalmente nos terminais rodoviários.

    Sobre a lei

    A lei define que os bicicletários e paraciclos sejam instalados em parques, estacionamentos rotativos fechados de veículos sob responsabilidade da Prefeitura, dentro de órgãos públicos municipais, terminais de transporte público, museus, teatro, cinemas, casas de cultura e outros estabelecimentos de natureza cultural. A legislação prevê ainda que sejam compatíveis com a infraestrutura cicloviária, nas vias em que já houver previsão ou execução desta.

    Os modelos a serem utilizados deverão ser estabelecidos por equipe técnica, seja por iniciativa privada ou do poder público, seguindo manuais e recomendações amplamente reconhecidos e testados, seguindo, preferencialmente, as recomendações da Association of Pedestrian and Bicycle Professionals (APBP-USA) para estacionamentos de bicicletas, traduzida pela Associação Transporte Ativo.

    Importância das bicicletas e bicicletários para a mobilidade urbana

    Jarbas Braga Neto, vice-presidente da Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe), falou sobre a importância das bicicletas e dos bicicletários para a mobilidade urbana.

    “Importância total. Se você tiver um lugar adequado para trancar a sua bicicleta e ela não ficar tomando sol e chuva, isso estimula a pessoa a usar a bicicleta como mobilidade urbana”, disse ele.

    Ainda de acordo com ele, o uso de bicicletas na cidade está tendo avanço por parte da população de ciclistas, mas teve retrocesso por parte do Governo Municipal.

    “Por parte da população de ciclistas sim [tiveram avanços], mas por parte do Governo Municipal nenhum, pelo contrário, tivemos retrocesso. A Prefeitura nem manutenção fez das faixas e placas para a segurança dos ciclistas. Quanto a avanços, infelizmente não houve nenhum”, disse ele.

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