• Chuvas: técnicos defendem que cidade despreparada é responsável por desastres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/03/2020 12:18

    Destino ainda incerto 1

    Quem frequenta o Palácio Koeler tem ouvido referências, cada vez mais frequentes, ao Partido Liberal (PL) – é aquele partido refundado às vésperas das eleições de 2006, pela fusão do Prona e do PR. Há quem imagine que é uma possibilidade de destino do prefeito Bernardo Rossi, para disputar a reeleição. Crédulos, partisans não descartam nenhuma informação. Mas, não conseguem entender a engenharia política que leve Rossi ao partido que, no estado, é comandado pelo deputado Altineu Côrtes, que tem base eleitoral em São Gonçalo.

     

    Como o orçamento do Cefet, certamente, não prevê verbas para as obras de restauração do histórico prédio ocupado pela unidade, na Rua do Imperador (antigo Fórum), é prudente que o MEC e o Iphan se mobilizem. Os problemas, que eram só de aparência, ficaram mais graves, com a queda de roboco sobre a calçada de pedestres. Foto: Bruno Avellar/Tribuna de Petrópolis

     

    Destino ainda incerto 2

    Antes das citações ao PL, foi dada como certa a transferência de Rossi do MDB para o DEM, de Rodrigo e César Maia. Depois, pelo menos nas conversas, mirava no PSDC. Agora, a bola da vez é o PL. Para complicar ainda mais as coisas, há no grupo do prefeito quem defenda a permanência no MDB.

     

    Gasolina cara

    É possível abastecer o carro pagando pouco mais de R$ 4, pelo litro de gasolina, nos postos de São Paulo, capital. Em Petrópolis, o preço avança além dos R$ 5. E de pouco adianta a Petrobras reduzir os preços nas refinarias.

     

    Só com receita

    Está em vigor lei de autoria do vereador Maurinho Branco, que obriga a apresentação de receita médica pelos pais que pedem às escolas que mediquem seus filhos, durante o período de aulas. Maurinho justifica a medida, afirmando que o uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença. 

     

    Música clássica

    O contrabaixista e pesquisador Lipe Portinho faz palestra na próxima sexta-feira, às 15h, no Palácio Itaboraí, em promoção da Orquestra de Câmara do Palácio. Tema: “o músico existencial: o mercadode trabalho na música”. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (24) 2246-1430. As vagas são limitadas. 

     

    Ainda o carnaval 2020: foram escolhidas as vencedoras do concurso promovido por Teresa Scherer, no programa do Canal 3. As escolhidas são Yara, Mini-Princesa, Amanda Verdeiros – Princesa; Mariana – Musa; e Rainha a apresentadora do programa TDB, Cléo de Marco. Não está na foto, mas merece destaque a escolha de Gabriela Villas Boas como Musão Plus Size do Carnaval. Ela é deficiente visual, mas é uma amante do carnaval e do samba. Foto: Divulgação

     

    Seminário Unifop

    A Unifop (Cooperativa de Saúde) promove, no próximo sábado, dia 7 de março, um seminário para os profissionais cooperados. Com o tema “Diamante Bruto – Criação de Cultura da Unifop e Desenvolvimento de carreira”, a presidente da cooperativa Jociane Gatto Justen Coutinho vai compartilhar os conteúdos adquiridos no Curso de Liderança, de que participou no mês passado em Orlando. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até amanhã. O encontro será promovido no auditório da Usimed, das 9h42 às 16h30. 

     

    Culpa da chuva? 1

    Técnicos especializados não concordam com a tendência de as autoridades culparem o regime de chuvas pelos problemas sofridos pelas cidades. É o que diz, por exemplo, o engenheiro civil Júlio César da Silva, que é professor do Centro Universitário IBMR e chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Uerj. 

     

    Culpa da chuva? 2

    Sobre o temporal do fim de semana, no Rio e vizinhanças, Júlio Cesar diz que “realmente, as chuvas foram de grande intensidade. Porém, mais uma vez a cidade se mostrou despreparada para reagir rapidamente ao evento. Temos uma cidade pouco sustentável e pouco resiliente, estamos muito longe de um planejamento de uma cidade inteligente. A população não foi devidamente informada e preparada para a magnitude deste evento chuvoso. O IBGE apresentou um estudo inédito no fim de novembro de 2019, onde mostrava as áreas de susceptibilidade ao escorregamento de encostas. Este estudo mostra que mais de 50% do estado do RJ tem susceptibilidade máxima de escorregamento. Além disso, precisamos ter uma cidade “mais permeável” para minimizar o risco de alagamentos. Cidades “esponjas” já são realidades no mundo”.

     

    Homeopatia

    O médico especialista em Homeopatia pela Associação Médica Brasileira, Humberto Portugal, vai comandar o curso de extensão com o tema Homeopatia – bases e atualidade dos ultradiluídos. As aulas vão de 31 de março a 4 de agosto, com carga horária de 36h, mais aulas práticas. As inscrições podem ser feitas no site da Fase.

    Leia também: Cinco lixeiras foram danificadas e jogadas dentro do rio na Mosela

    Últimas