• Chuvas seguidas de alagamentos se tranformam em rotina perversa para petropolitanos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/01/2020 10:07

    Rotina perversa

    Três dias de chuvas fortes e inundações mostram que os problemas enfrentados por Petrópolis já não são episódicos. A cada ano, é preciso quantidade menor de chuva para que os rios transbordem e a vida da cidade sofra graves problemas. O quadro que vivemos esta semana está virando rotina.

     

    Falta de notícias

    Evidentemente, é preciso investir em infraestrutura, executar projetos já existentes para evitar as inundações e alagamentos. Mas, enquanto isso não é feito – e é bom registrar que o município não dispõe de recursos para as obras necessárias – bem que as autoridades poderiam dar informações sobre problemas de trânsito e transportes para a população. Na quarta-feira, um amigo dos partisans procurou nas redes sociais alguma manifestação da CPTrans ou do Ciop sobre as ruas alagadas. Não conseguiu nada. Ele ligou para dizer que se orientou pelo site da Tribuna. E diz que, graças a isso, não está entre os muitos que tiveram os carros carregados pela enxurrada.

     

    Mudança de hábitos

    Os petropolitanos tentam resolver na parte da manhã os problemas que os obrigam ir às ruas. Antes que as chuvas da tarde tornem as ruas intransitáveis. Ficar perto de árvores, então, nem pensar.

     

    Jumanji

    O Cinemaxx iniciou a venda antecipada de mais um blockbuster: Jumanji: próxima fase. O filme estreia no dia 16, no Mercado Estação. Haverá sessões, inclusive nas segundas-feiras.

     

    Espaços culturais

    O Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) publicou os editais para seleção de exposições ou outros projetos culturais no Centro de Cultura Raul de Leoni. As inscrições das propostas, que podem ser feitas até o dia 17 de janeiro, são destinadas à ocupação das salas reservadas às artes visuais – Galeria Van Dijk, Espaço Alternativo e Obra do Mês -, além dos outros, como Teatro Afonso Arinos, Sala Sylvia Orthof, Sala Guiomar Novaes e Sala Multiuso. O período contemplado nos editais vai de 2 de fevereiro de 2020 a 31 de julho de 2020.

     

    Natal Imperial 1

    Se o tempo ajudar, o encerramento do Natal Imperial, no fim de semana, será animado. Além da programação cultural, estarão funcionando as barracas com comidas típicas japonesas, italianas, alemãs e portuguesas. A programação de amanhã inclui um evento carnavalesco: a apresentação do Samba Enredo da Escola Império de Petrópolis, às 17h, na Praça da Liberdade. Depois, também na praça, se apresentam Marcelo Magno e Banda, às 19h. No Palácio de Cristal, tem a peça “A Rosa que gira a roda” (Povo do Cafundó), às 14h; Florisbella conta histórias brasileiras, às 16h; e boa música, com a apresentação de Dudu King Trio (Blues instrumental), às 20h. 

     

    Natal Imperial 2

    O Coro Bienias e Prim é uma das atrações do domingo de encerramento do Natal Imperial, na Praça da Liberdade. Foto: Divulgação

    No domingo, tem Coro Bienias e Prim, às 15h; e Gabriel Silva, às 20h, na Praça da Liberdade. No Palácio de Cristal, o projeto Samba Maria Samba José, ocupa o palco, às 17h; e Banda LummeN, às 19h.

     

    Nossos pracinhas

    Aos 97, o ex-pracinha Alcino Papoula, participa de evento do Exército. Ao lado dele, o oficial R-2 Cavallari. Foto: Divulgação

    O partisans honorário Fernando Pércia Gomes está refinando a consulta, mas é quase certo que seis dos petropolitanos que participaram da campanha na Itália, da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra, estão vivos e fortes. Um deles é Alcino Papoula, que, do alto de seus 97 anos, participa de todos os eventos comemorativos da campanha brasileira contra o nazifascismo.  

     

    O monumento

    As homenagens aos ex-pracinhas são quase sempre realizadas em frente ao monumento existente na Praça dos Expedicionários, em frente ao Theatro D. Pedro. A obra de arte é do escultor Antônio Geraldes. Uma curiosidade: a mulher do escultor, Martha Lutz Geraldes, foi a modelo da mulher que está no monumento.

     

    O bloco Fole & Folia é uma boa novidade no carnaval de Petrópolis. Formado por integrantes da Orquestra Sanfônica de Petrópolis e do grupo Arte de Brincantes, o bloco é aberto à população. Os ensaios abertos serão no Espaço Cria, no Retiro. O bloco vai promover também oficinas para aprendizado de sanfona e percussão. As apresentações serão no Sesc de Nogueira. Foto: Divulgação

    Últimas