• Chuvas provocam 10 ocorrências entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/10/2018 09:01

    Com índice pluviométrico de 136 milímetros em apenas 24 horas – registrado no Independência – a cidade teve 10 ocorrências entre a noite de sexta e madrugada deste sábado (20).  Equipes da prefeitura operaram toda a madrugada em desobstrução de vias e acompanhamento da Defesa Civil. Foram registradas  10 ocorrências sem gravidade. O monitoramento da Defesa Civil é permanente e não houve necessidade de acionamento de sirenes e evacuação de moradores. A DC segue acompanhando as condições climáticas e há previsão de mais chuva nos próximos dias.

    “Efetivo da prefeitura está de prontidão capitaneado por 55 homens da Defesa Civil. Fizemos um trabalho preventivo o ano todo para minimizar os efeitos da condição climática da cidade”, aponta o prefeito Bernardo Rossi,que acompanhou na madrugada o trabalho da DC e das equipes da prefeitura.

    Um deslizamento de terra interditou a Capitão Paladini. Foto: Bruno Avellar / Tribuna de Petrópolis.

    Na Rua Henrique João da Cruz, no Boa Vista, um muro cedeu, atingindo um imóvel que estava vazio. Na mesma localidade, um poste de luz caiu. A concessionária de energia já foi acionada. No Caminho do Fragoso, na Estrada da Saudade, houve também a queda de um muro, seguido de um pequeno deslizamento de terra, obstruindo metade da pista. Por conta disso, a linha de ônibus que atende o bairro não está subindo até o ponto final. Agentes da Defesa Civil estão na Rua Capitão Paladini, no São Sebastião, atendendo a um deslizamento de terra que fecha a via.

    No Vila Felipe, foi registrado um deslizamento de terra e uma queda de muro. Ainda de madrugada, equipes da Defesa Civil e da Comdep liberaram a via principal, que tinha ficado obstruída. No Castelo de São Manoel foi registrada a queda de árvore na Rua 8, que já foi retirada pelo Corpo de Bombeiros. Na Rua Jorge Justen, no Capela, houve a queda de um muro, nos fundos de uma residência, também atendida pelos agentes da Defesa Civil.

    Na noite de sexta, na Rua Coronel Veiga, o nível do Rio Quitandinha subiu, provocando transbordamento na altura da Patrone, fechando a via por cerca de 30 minutos.

    Um deslizamento de terra atingiu a Rua Alagoas, no Quintandinha. A via foi liberada ainda na madrugada pelas equipes da Defesa Civil e da Comdep. Agentes da DC também atenderam a uma queda de um pedaço de revestimento de um muro que se soltou com terra e caiu na Rua Maestro Heuclecio Damasceno de Freitas, na Rua Teresa, no Centro.

    O maior índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas está no Independência, onde choveu 136 milímetros. O volume de chuva no mesmo período no São Sebastião foi de 106 mm. Neste momento, não chovendo na cidade.

    Segundo a prefeitura, não houve a necessidade de acionamento de nenhuma sirene e todos os 20 conjuntos estão funcionando perfeitamente. As sirenes são acionadas segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O secretário da pasta, coronel Paulo Renato Vaz, informa que os pontos de apoio estão de alerta para ser abertos e receber moradores, caso seja necessário.

    Existe a previsão de mais chuva durante o fim de semana e, por conta disso, o órgão orienta a população a ter atenção em função dos acumulados que deixam o solo encharcado.

    “É fundamental que a população que vive em área de risco tenha atenção redobrada, já que existe a previsão que a chuva continue ao longo do dia. Os moradores devem ligar para o 199 e informar caso tenham alguma ocorrência”, orienta o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, reforçando que os agentes permanecem de plantão 24 horas para realizar os atendimentos à população. Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva.

    Últimas