• Chuvas obrigam 15 mil pessoas a sair de Manila; ao menos 58 morrem na China

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/07/2021 14:35
    Por Estadão

    Autoridades da Filipinas evacuaram milhares de pessoas da capital Manila, e suas comunidades baixas neste sábado, após fortes chuva de monções. A situação foi agravada por uma tempestade tropical, que inundou a cidade e as províncias vizinhas. A agência nacional de desastres informou que cerca de 15 mil pessoas, a maioria delas de um subúrbio de Manila, se mudaram para centros de evacuação.

    Na China, ao menos 58 pessoas morreram em decorrência das chuvas torrenciais que atingiram a cidade de Zhengzhou, capital da província de Henan, na terça-feira, 20, segundo informações da TV estatal chinesa. Um homem foi resgatado após passar três dias preso na garagem inundada de um centro comercial na cidade.

    Por toda província, mais de 7,5 milhões de pessoas foram afetadas pelos temporais. Cerca de 3,8 mil casas desabaram e 920 mil moradores foram evacuados. Ao menos 200 carros e um número de corpos ainda não divulgado foram encontrados no túnel Jingguang North Road, onde a água chegou a 13 metros de profundidade.

    Linhas de metrô também foram alagadas, o que resultou na morte de pelo menos 12 pessoas. A energia foi suspensa em diversos pontos da cidade, inclusive em um hospital local. Dezenas de trens da região sofreram atrasos de até 40 horas. Cerca de 576,6 mil hectares de plantações foram atingidos. As equipes de resgate utilizam escavadeiras e botes para procurar sobreviventes. Moradores de áreas que continuam alagadas seguem sendo evacuados.

    Em decorrência da tragédia, são estimadas perdas econômicas em torno de 13,9 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 11 bilhões). Fonte: Associated Press

    Últimas