Chuva: Independência registra 68 milímetros nas últimas 24 horas
A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias não registrou nenhuma ocorrência grave apesar da chuva ininterrupta no município há mais de cinco horas nesta segunda-feira (19.11). O órgão está em estágio de atenção e todo o contingente de 55 agentes permanece de plantão, já que a chegada de uma frente fria mantém o tempo instável em todo o Estado do Rio de Janeiro ao longo dessa semana. A Defesa Civil está organizada com uma escala de serviço que conta com supervisor, chefe de plantão e agente operacional de prontidão 24 horas, para que o atendimento seja imediato aos moradores.
O maior índice pluviométrico está registrado no Independência, onde choveu 68 milímetros nas últimas 24 horas. No mesmo período, no Duques, os pluviômetros marcaram 66 milímetros. Todos os 20 conjuntos de sirene da Prefeitura de Petrópolis estão funcionando perfeitamente, mas não houve a necessidade de serem acionadas. Os equipamentos são ligados segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias.
O secretário da pasta, coronel Paulo Renato Vaz, explica que os responsáveis pontos de apoio estão de alerta caso seja necessário receber os moradores.
“É fundamental que a população que vive em áreas de risco tenha atenção redobrada. Os moradores devem ligar para o 199 e informar caso tenham alguma ocorrência. Nossos agentes estão preparados para atender os moradores durante todo o feriado, caso seja necessário”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias.
Em casos de fortes chuvas, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil caso note alguma instabilidade no imóvel ou terreno. Os moradores devem ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva. A ligação e o serviço são gratuitos.