Chuva forte provoca deslizamentos e alagamentos em Petrópolis
A chuva forte que cai na cidade desde o início da tarde desta terça-feira (22) provocou deslizamentos de terra, queda de árvores e alagamentos em algumas ruas de Petrópolis. Por volta de 19h45, a BR-040, na pista de subida da serra, chegou a ficar em meia pista na altura do km 94, por causa de um deslizamento. Pouco antes das 20h30, uma outra ocorrência, desta vez no km 97, fechou a estrada.
Durante a chuva, motoristas registraram imagens que impressionam. Na BR-040, a força da água formou uma enxurrada que dificultou a passagem de veículos. Mais cedo, uma árvore caiu na altura do km 98 e atingiu um caminhão. O motorista ficou ferido e foi encaminhado para um hospital em Duque de Caxias.
Imagens da serra de Petrópolis na tarde desta terça-feira.
De acordo com a Defesa Civil, os registros mais graves ocorreram nos bairros São Sebastião, onde aconteceram três deslizamentos na Rua Vital Brasil; e no Siméria, com outros dois deslizamentos. Na reguão, três casas desabaram, mas ninguém ficou ferido. Uma residência no São Sebastião foi preventivamente interditada. As famílias foram direcionadas aos pontos de apoio. Equipes da Secretaria de Assistência Social foram encaminhadas aos locais para prestar atendimento aos moradores. Não houve feridos.
As sirenes do sistema de alerta da Defesa Civil no São Sebastião, Alto Independência e Siméria foram acionadas e os pontos de apoio das E.M. Papa João Paulo II, E.M. Alto Independência e E.M. Rosalina Nicolay foram abertos respectivamente. O maior volume de chuva foi registrado no pluviômetro do bairro São Sebastião, 174 milímetros nas últimas 4 horas.
Durante toda a tarde, motoristas registraram pontos de alagamento na Rua Coronel Veiga, após o transbordamento do Rio Quitandinha. Em caso de emergência acione a Defesa Civil através do telefone 199. Pessoas que residem em área de risco em caso de necessidade ou acionamento das sirenes devem procurar os pontos de apoio imediatamente.