Chuva causa transtornos em Petrópolis
A chuva de hoje provocou alguns transtornos em vários pontos da cidade. No fim da manhã uma árvore caiu sobre a rua, interditando totalmente a Estrada União e Indústria, na altura da localidade do Jacarezinho, em Pedro do Rio. O trânsito ficou totalmente fechado por quase duas horas, e houve necessidade de auxílio do Corpo de Bombeiros para a remoção da árvore.
A interdição deixou o trânsito muito complicado em alguns bairros próximos. Vários coletivos das linhas de transporte público que atendem à região, como a 711 (Posse) e 770 (Posse Gaby Executivo), que são as de maior movimento, tiveram seu itinerário modificado devido ao bloqueio da rodovia. Com o trânsito desviado pela BR-040, as entradas de Itaipava ficaram congestionadas e os petropolitanos enfrentaram longas filas para conseguir chegar ao centro do distrito.
O nível do rio Piabanha subiu rapidamente no Centro, e quase transbordou por volta de 19h30. Já na Rua Coronel Veiga, o rio Quitandinha tomou grande parte da extensão da via. A Defesa Civil de Petrópolis informou que até o fim da noite nenhuma ocorrência havia sido registrada.
Previsão de chuva
Com o calor excessivo e a aproximação de uma frente fria, aumentam a nebulosidade sobre o Grande Rio
e região Serrana nas próximas horas. Choveu forte em Petrópolis e a previsão, segundo a rede de meteorologia Climatempo, é de mais chuva forte durante a noite e madrugada em vários pontos do Estado.
A previsão vale também para os próximos dias. Um centro de baixa pressão muito forte está se formando sobre o norte da Argentina e deve influenciar diretamente no Rio, colaborando para manter condições favoráveis à formação de nuvens carregadas sobre o Rio de Janeiro. “É uma preocupação para os próximos dias” disse a meteorologista Josélia Pengorim, do Climatempo.
Ainda segundo a meteorologista a maior preocupação é com as regiões Centro-Sul e Serrana.
Aviso Especial de chuva
Aviso Especial
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso especial para o risco de chuva forte com possível corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas. As condições favorecem também a ocorrência de ventos intensos de 60 a 99 km/h e chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia.
O Inmet deu algumas dicas de como se prevenir:
Não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de quedas.
Desligar aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
Colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.
Revisar a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado.
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento).
Manter-se informado junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).