• Chuva alaga ruas e provoca estragos na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/03/2018 18:00

    A chuva que começou no inicio da tarde deste sábado (3) alagou as principais vias e provocou estragos em vários pontos da cidade.  Neste momento a equipe do Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a um deslizamento de terra no Santa Isabel, no bairro Caxambu. De acordo com os militares, os moradores conseguiram sair de suas casas  e não chegaram a ficar soterrados. No momento, a equipe está indo para Corrêas e as ações em Cascatinha continuam. Também há moradores ilhados na Rua Gregório Cruzick, no Cascatinha. na região, as ruas viraram rios e moradores viram vários veículos, inclusive um ônibus  sendo levado pela água do rio. Ainda não há informações sobre feridos.


    Boletim de Ocorrência divulgado pela Defesa Civil:

    Equipes da prefeitura – 120 homens – estão nas ruas neste sábado à noite (03) para limpeza, desobstrução de vias, controle do trânsito e vistorias em imóveis. As equipes em campo são da Defesa Civil, SSOP, Comdep, Obras e CPTrans. 

    O índice de chuva permanece alto na cidade e chega a ser 138% maior do que no ano passado no mesmo período, fevereiro.  A previsão é de chuvas fortes na cidade até meados de abril. Nas últimas 24 horas, o maior índice pluviométrico foi registrado na 24 de Maio, onde choveu 82 milímetros. No mesmo período, no Vila Felipe, foram 70 milímetros. 

    A Comdep e a Secretaria de Obras mobilizaram 60 funcionários para o trabalho de limpeza e desobstrução no Morin, Rua Casemiro de Abreu, Corrêas, Nogueira, Cascatinha, Caxambu e Bairro Esperança. O trabalho conta com o apoio de três máquinas e dois caminhões para remoção de lama das ruas.


    Controle por pluviômetros e sirenes de alerta

    Os números são registrados pelos pluviômetros da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias que estão acoplados às sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Em todo o município são 20 equipamentos instalados em 12 comunidades: Gentio, Vale do Cuiabá, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe.

    Na tarde deste sábado, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou deslizamentos de terra que atingiram vias e casas no Quissamã, Alto da Serra, Caxambu, Castrioto, Floresta e Morin.  As equipes ainda estão em campo, mas não há vítimas e desalojados estão em casas de parentes. 

    A Defesa Civil está em estágio de atenção, já que a chuva permanece em algumas regiões da cidade e existe a previsão de novas pancadas para a noite de sábado. O órgão municipal pede para a população ter atenção em função dos acumulados de chuvas que deixam o solo encharcado.

    Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos. 


    Últimas