• China realiza operação com 39 aviões de guerra na região de Taiwan

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/01/2022 08:52
    Por Estadão

    A China realizou nesta segunda-feira (24), uma operação com 39 aviões de guerra na região de Taiwan, no maior movimento do tipo este ano, em meio a tensões sobre o futuro da ilha. A ação incluiu 24 caças J-16, dez jatos J-10 e outras aeronaves de apoio, de acordo com o Ministério da Defesa de Taiwan. A força aérea do território insular mobilizou seus próprios jatos e rastreou as atividades chinesas por meio de seus radares.

    No domingo (23), os Estados Unidos disseram que dois de seus porta-aviões haviam feito exercícios militares no Mar do Sul da China. O Ministério das Relações Exteriores chinês se recusou a comentar por que o seu Exército realizou uma missão tão grande na segunda-feira, dizendo que não era um assunto diplomático.

    Taiwan e China se separaram durante uma guerra civil em 1949, mas Pequim reivindica a ilha como seu próprio território. Os chineses têm usado meios diplomáticos e militares para isolar e intimidar o território, mas os EUA continuaram a apoiar Taiwan por meio da venda de armas avançadas e aviões de combate.

    Fonte: Associated Press.

    Últimas