• China adverte governo britânico a tratar proprietários chineses da British Steel com justiça

  • 14/abr 13:27
    Por Associated Press / Estadão

    A China alertou o governo do Reino Unido nesta segunda-feira, 14, para que trate com justiça os proprietários chineses da British Steel, sob o risco de minar a confiança de investidores no país. O aviso veio dois dias após as autoridades britânicas assumirem o controle da companhia.

    A declaração foi feita pelo Ministério das Relações Exteriores da China, enquanto gestores nomeados pelo governo britânico atuam para evitar o fechamento dos dois últimos altos-fornos do país que ainda produzem o chamado aço virgem a partir de matérias-primas.

    No sábado, o Parlamento britânico aprovou uma lei que autoriza o governo a assumir o controle da British Steel e da usina localizada em Scunthorpe, pertencente ao grupo chinês Jingye desde 2020. Embora o grupo ainda seja o proprietário formal da empresa, as operações diárias estão agora sob comando das autoridades britânicas.

    “Esperamos que o governo britânico trate com justiça e equidade as empresas chinesas que investem e operam no Reino Unido, proteja seus direitos e interesses legítimos e evite politizar ou superdimensionar a segurança na cooperação econômica e comercial, para não afetar a confiança das empresas chinesas em investir e cooperar no Reino Unido”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, durante coletiva de imprensa semanal em Pequim.

    O porta-voz do primeiro-ministro Keir Starmer, Dave Pares, afirmou nesta segunda-feira que, embora o grupo Jingye ainda seja dono da usina de Scunthorpe, no nordeste da Inglaterra, a nacionalização é “uma opção provável no curto prazo”. A longo prazo, segundo ele, o governo pretende atrair um investidor privado interessado no setor siderúrgico.

    Também nesta segunda, a British Steel anunciou a nomeação de uma nova equipe executiva, com o objetivo de garantir uma “liderança consistente e profissional” para a planta de Scunthorpe. Fonte: Associated Press.

    Últimas