• Chegada do inverno e grandes eventos movimentam setor de vestuário em Petrópolis

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  • 27/06/2022 17:49
    Por Helen Salgado

    Com os dois anos de pandemia e as duas tragédias consecutivas em Petrópolis, o comércio local precisou unir forças para conseguir se recuperar. A Feirinha de Itaipava e a Rua Teresa são os principais polos de moda do município, com o retorno dos eventos e o movimento do turismo, os lojistas sentem aumento no movimento e o setor econômico vem sendo aquecido.

    Sérgio G-tão, administrador da Feirinha de Itaipava, conta que o local passou por momentos difíceis nas vendas, principalmente porque, com as tragédias, eles perderam o Carnaval, que é uma das épocas em que o polo fica mais movimentado. No entanto, com a chegada do inverno, o frio acaba atraindo turistas para a cidade e tem ajudado os comerciantes a se reerguerem. “Na Região Serrana, a nossa alta temporada é o inverno. A Feirinha não tem do que reclamar, de abril para cá, o movimento tá surreal, muito bom, ainda mais com o frio que está fazendo, a recuperação econômica foi muito rápida. Todos os comerciantes estão bastante satisfeitos com as vendas”, conta. 

    Foto: Monique Cordeiro

    Além de administrador da Feirinha, Sérgio também é lojista e possui uma loja com fabricação própria de roupas femininas, ele afirma que, embora a Feirinha já tenha um movimento próprio de pessoas que gostam e frequentam o local, os eventos que vêm acontecendo em Itaipava, principalmente a Oktoberfest agregam muito. “Na Oktoberfest nós colocamos um stand lá pra fazer um showroom, foi muito bom, a recepção foi muito boa. Muita gente que foi ao evento, não conhecia a Feirinha. As vans que faziam o translado do parque à Feirinha superou as minhas expectativas”, explica.

    Rua Teresa espera aumento de 20% no movimento na temporada

    Já no maior polo de moda a céu aberto na América Latina, a Rua Teresa, Denise Fiorini, presidente da Associação da Rua Teresa (Arte), considera que houve uma melhora no movimento a partir de maio. Ela afirma que o clima mais frio, a alta temporada com eventos na Serra e as intervenções do município e Estado nas obras de recuperação da cidade no pós chuva têm contribuído com esse processo.

    “As lojas vêm trabalhando em diferentes frentes para atrair os clientes e visitantes. A Arte investe em divulgação pelas redes sociais, que se tornou uma excelente vitrine para mostrar a moda produzida pelas marcas e também para divulgação dos canais de vendas on-line. E as marcas estão promovendo lives shop e promoções pontuais para atrair mais clientes”, explica Denise.

    Denise, que também é lojista na Rua Teresa, destaca que os grandes eventos são importantes para aumentar o fluxo de visitantes na cidade, e, consequentemente, aumentam o movimento nos polos de moda e comércio em geral. “Os festivais de inverno, os festivais gastronômicos, além do frio são os atrativos perfeitos. Estamos otimistas em um aumento nas vendas em torno de 20% para este inverno”, pontua.

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