• Chefs participantes do Petrópolis Gourmet se reúnem e prometem surpreender: evento será em novembro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/09/2019 12:00

    Os chefs de cozinha dos mais de 40 restaurantes já inscritos para a edição deste ano do festival Petrópolis Gourmet fizeram uma reunião nesta semana para anunciar o tradicional evento, que acontece de 6 a 17 de novembro. Os representantes de restaurantes interessados em participar têm até o fim de setembro para se inscrever. O tema deste ano será “Receita das Colônias”, que focará nas culinárias alemã, italiana e portuguesa, lembrando os principais colonizadores de Petrópolis.

    O tema determina que os chefs terão que criar e produzir, pelo menos, um dos pratos da tríade clássica (entrada + prato principal + sobremesa), e que sejam baseados na culinária tradicional dos países em questão. “Queremos resgatar a tradição dos colonizadores da cidade. A gastronomia atrai milhares de pessoas para a cidade, tanto moradores quanto turistas. Nosso principal objetivo é fazer com que Petrópolis seja, de fato, considerada o berço da alta gastronomia no Estado”, disse o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), Samir El Ghaoui.

    Leia também: Aberta a Serra Serata: festa italiana vai até domingo no Palácio de Cristal

    Leia também: Petrópolis e outras seis cidades do Rio conquistam a melhor classificação no Mapa do Turismo

    O Petrópolis Gourmet – já consolidado e considerado o maior do ramo gastronômico da Região Serrana – chega este ano a sua 19ª edição. Uma das pioneiras do evento, a chef Cristina Pellegrini ressalta a importância da sua realização, tanto para quem cozinha quanto para quem aprecia. “Esse é um dos eventos mais importantes da cidade. Eu praticamente fiz meu nome através do Petrópolis Gourmet ao longo desses anos, e a cada ano eu me surpreendo ainda mais. É uma excelente vitrine para o trabalho dos chefs, mas também é excelente oferecer à população mais essa alternativa de acesso a uma culinária de qualidade”, afirma.

    O festival tem crescido ano após ano: há cerca de três anos, eram apenas 32 restaurantes participantes. No ano passado foram mais de 40 e este ano os organizadores esperam superar esse número. Além dos pratos especiais servidos nos restaurantes participantes, tendas serão montadas em diversos pontos da cidade, como Praça da Liberdade, Praça de Nogueira e no Hortomercado de Itaipava, onde os chefs vão preparar mini porções na hora, que serão distribuídas gratuitamente a quem estiver passando. Além disso, acontecerão também inúmeras oficinas gastronômicas em diversas praças públicas.

    Últimas