• Chef petropolitana desenvolve projeto de alimentação dentro de comunidades no Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/07/2020 09:00

    Diversos alimentos que muita gente vê como sobra e acabam indo parar no lixo podem ser transformados em receitas deliciosas e nutritivas. Foi com base nesse princípio que a chef de cozinha petropolitana Flávia Viriato deu início ao projeto “Recicla Feira”, através do qual ensina, de forma prática, receitas simples de aproveitamento de alimentos que normalmente são descartados. O projeto existe há um ano e vem ganhando espaço nas comunidades e favelas do Rio – e quem sabe também na sua casa? Confira ao final duas receitas selecionadas pela chef.

    O projeto começou na favela da Maré, com aulas de culinária para as mães e chefes de família. Lá, Flávia descobriu que o que muita gente chama de xepa da feira, trazia riquezas nutritivas que as famílias não sabiam como aproveitar, ou desconheciam que aquilo, visto como lixo, poderia entrar no cardápio. “Nosso país desperdiça muita comida. O que para muitos é lixo, para outros é comida saudável. Criamos cardápios sensacionais com coisas que as pessoas jogam fora”, conta.

    Aquela fruta amassada ou um legume machucado muitas deixam de ser comercializados por não terem o padrão de consumo e se transforma em lixo. Flávia vai lá, recolhe, recicla o que pode ser consumido, higieniza e transforma em receitas nas aulas com as famílias nas comunidades. “Ensino a fazer um pão nutritivo com casca de legume, doces, geleias. Ensino a pessoa a perceber que o legume machucado pode ser levado para casa e ser servido como um outro legume bonito”, disse.

    E não só isso. Sabe a casca de banana e até o talinho da couve que a gente separa no corte? Sim, também são comestíveis, e podem ser usados em receitas criativas. “A princípio, quando apresento a receita nas aulas, eles ficam meio receosos, depois que vão conhecendo e aprendendo, se surpreendem. Fizeram farofa de talo de couve, bolo de casca de banana. Vão aprendendo que tem como fazer comida saborosa, nutritiva e saudável”, disse. 

    O projeto é uma forma de inserir, nas comunidades, mais conhecimento sobre o alimento, escolhas nutritivas e, especialmente, evitar o desperdício. O curso de duração de 3 a 4 meses começou com as mães, mas agora os adolescentes querem participar, os pais, e tem até fila de espera para as próximas turmas. No Rio, o projeto chegou na Maré, no Chapadão e começará, nas próximas semanas, no Complexo do Alemão.

    A chef de cozinha tem planos de oferecer o curso em comunidades de Petrópolis. A ideia inicial era começar ainda este ano, em Corrêas, mas a pandemia atrasou a programação.

    Flávia é petropolitana, mas mora no Rio há cerca de 20 anos. Tem 44 anos, é mãe de quatro filhos e avó. Aprendeu com a mãe os primeiros temperos e transformou o dom em amor e profissão. Chef há oito anos, ela trabalha em um hotel, mas através do projeto encontrou um novo sentido para a profissão. 

     “A gente ensina e vê o prazer, acho que cada um de nós tem um papel, e que estava em busca de um papel. Do meu significado, depois que descobri, tive uma sensação de gratidão, amor pelo que faço”, disse. 

    No instagram (@flaviaviriato21) Flávia compartilha algumas das receitas que ensina nas aulas. São comidas saborosas e fáceis de fazer. E quem quiser acompanhar o projeto, é só seguir a hashtag #reciclafeira, marcadas em todas as postagens.

    Receitas para colocar a mão na massa

     

    BOLO DE CASCA DE BANANA

    – Ingredientes:

    6 cascas de banana d’água higienizadas.

    3 ovos.

    3 xícaras de farinha de aveia.

    100 ml de óleo.

    1 colher sopa de fermento em pó.

    1 xícara e meia de açúcar.

    Para um bolo menos calórico, substitua o açúcar por 4 colheres de sopa de adoçante forno e fogão.

    – Modo de preparo

    Bata no liquidificador as cascas de banana com o açúcar, os ovos e óleo. Em uma tigela, adicione a mistura batida no liquidificador e adicione a farinha de aveia, batendo com um fuê (batedor de arame), ou uma colher de pau. Coloque o fermento. Em uma forma de furo no meio untada e enfarinhada, adcione a massa e leve ao forno a 180º graus por aproximadamente 20 minutos.

     

    PÃO DE CASCA DE CENOURA

    – Ingredientes

    1 kg de farinha de trigo.

    5 colheres sopa de açúcar.

    3 ovos.

    100 ml de óleo.

    50 ml de leite morno.

    30 gramas de fermento biológico seco.

    1 colher de chá de sal.

    – Modo de preparo

    Misture o fermento com o açúcar e o sal em uma tigela, misture bem. Adcione os ovos e reserve.

    No liquidificador, bata as cascas de cenoura com o o óleo e o leite.

    Em um recipiente adicione a farinha de trigo e a mistura que bateu no liquidificador, adicione o fermento com o açúcar, o sal e os ovos.

    Trabalhe a massa por 20 minutos até desgrudar da mão e formar uma massa lisa. Deixe descansar por 1 hora, coberta fora da geladeira sem entrar ar. Divida a massa em 2 partes e coloque em uma assadeira no formato que preferir. Pincele com uma gema e uma gota de óleo, leve ao forno médio por aproximadamente 25 minutos.

    Últimas