• Charreteiros vivem cenário de dúvidas e incerteza com contratação em empresa que vai administrar vitórias elétricas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/10/2021 19:48
    Por Raphaela Cordeiro

    Com a chegada dos novos veículos elétricos para passeios turísticos confirmada para o mês de novembro, em Petrópolis, a “vida pós-charrete” para profissionais que conduzem os veículos ainda é um dilema. A proposta da Prefeitura é de que condutores sejam contratados pela empresa que disponibiliza os veículos elétricos, mas alguns profissionais não concordam com as condições do contrato.

    É o caso do ex-charreteiro Valmir da Rosa Garcia, de 57 anos, que ainda está desempregado. Valmir sustenta sua família fazendo “bico” em diferentes serviços. O ex-charreteiro ficou na esperança de que a promessa, feita na época pela prefeitura, fosse cumprida. “As promessas iniciais, eles não cumpriram nada. Não temos condições de trabalhar com eles com a proposta que ofereceram”, disse.

    Valmir, assim como outros charreteiros, assinou um acordo com o governo municipal para o fim do uso da tração animal, por conta da promessa do município de comprar charretes elétricas como forma de substituição.

    Segundo Valmir, a princípio, a prefeitura empregaria os charreteiros para realizarem o trabalho nos novos veículos elétricos. Mas, ele acredita ser inviável. “Depois da gente ser dono, não dá pra ser empregado nas condições que eles impõem”, disse o ex-charreteiro.

    As tradicionais charretes – e , por consequência, o emprego que passou de geração em geração por muitas famílias petropolitanas – foram encerradas em março de 2019. A decisão foi feita por consulta popular em outubro de 2018. Na época, quase 150 pessoas dependiam da renda gerada pelo trabalho. Assim, naquele ano, a prefeitura informou que as famílias dos charreteiros foram cadastradas na Secretaria de Assistência Social.

    “Não tenho como arrumar emprego porque a idade não permite. Eu tenho que dar meus pulos para pagar conta de água, pagar conta de luz e botar as coisas dentro de casa”, disse Valmir.

    Em reposta, a Prefeitura informou que após o chamamento público realizado, a empresa que apresentou o protótipo escolhido por uma comissão especial para substituir as tradicionais vitórias de tração animal, vem se reunindo com antigos condutores com o objetivo de prepará-los para a condução das novas carruagens elétricas.

    O primeiro protótipo já é conduzido por uma ex-charreteira, Taynara Sidenia, que foi capacitada para guiar o novo veículo. Ainda de acordo com a Prefeitura, com a chegada das novas carruagens, outros ex-condutores das antigas vitórias serão acionados. A previsão da empresa é que até o final de novembro as três primeiras unidades da frota cheguem ao município.

    Últimas