• Charles Rossi nomeado no governo sinaliza rompimento do Solidariedade com Hingo Hammes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/05/2021 02:00

    A nomeação de Charles Rossi para o Instituto Municipal de Cultura – um experiente gestor em outros governos – sinaliza que os bastidores da política visando uma eleição suplementar pegam fogo. Confirma o rompimento do Solidariedade com Hingo Hammes, afinal, o  indicado do partido para o cargo era Adenilson Honorato, candidato a vereador derrotado nas urnas em 2020. Porém, desde que as conversas começaram – e o tempo passou, já estamos com cinco meses de gestão provisória – o caldo foi azedando.  O deputado Áureo, manda chuva regional do partido está por aqui com HH. E também já rolam críticas mais pesadas do vereador Marcelo Lessa, do Solidariedade, contra a gestão interina. E ter Lessa, o new Márcio Arruda como oposição, vai ser dureza.

    Longa espera

    O vereador Júnior Coruja, presidente da Comissão de Transportes da Câmara, deitou falação sobre a lotação dos ônibus – carros reduzidos na pandemia e esbravejou: “ou volta tudo 100 por cento ou vamos ao Ministério Público”. Os vereadores aguardam exatamente o que?

    Silveira

    O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados ouve hoje o depoimento do deputado petropolitano Daniel Silveira. Ele responde a processo por quebra de decoro parlamentar. Silveira é acusado de incitar violência contra ministros do Supremo Tribunal Federal e  de exaltar o AI-5, instrumento usado durante o regime militar para fechar o Congresso Nacional e cassar mandatos de juízes e parlamentares. O deputado foi preso em fevereiro por ordem do STF, decisão confirmada pelo plenário da Câmara e hoje está detido em casa, com tornozeleira.

    Minas pesquisa Petrópolis

    Mariana Rosa de Almeida é aluna da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e está realizando uma pesquisa sobre como o design territorial poderia melhorar o desenvolvimento de um bairro e uma comunidade e diminuir as taxas de criminalidade. E escolheu o bairro Meio da Serra e a comunidade Lopes Trovão para a pesquisa.

    Para quem pretende tentar a reeleição é preciso cuidado para já não dar aos adversários um meme prontinho como este postado no Dia do Gari.

    Médicos imunizados

    Desde o início da pandemia, de acordo com o Cremerj, 810 médicos morreram vítimas da covid no país. E no Estado do Rio foram 100, o maior número entre todas as unidades da federação. É por isso que o Cremerj iniciou ontem em sua sede, no Rio, a vacinação de todos os profissionais do estado que ainda não tenham sido imunizados.

    Calendário único

    E rola pressão para que Petrópolis unifique o seu calendário de vacinação contra a covid com o da capital.  Como faz parte da Região Metropolitana do Rio desde 2019, Petrópolis pode, sim, adotar o calendário unificado como fazem Niterói, Maricá e que pode ser aderido ainda (desde que tenha vacina) por outros 21 municípios. Isso impediria um fluxo de petropolitanos indo ao Rio vacinar porque lá a imunização está com faixa etária mais adiantada.

    Duro caminho de volta

    De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae sobre os impactos da vacinação na retomada das atividades dos pequenos negócios de Turismo, esse segmento deve voltar ao patamar de faturamento anterior à pandemia somente em 2022, mesmo que 100% da população já tenha sido vacinada até dezembro desse ano. No período pré-Covid, o turismo representava 3% do PIB do Estado do Rio de Janeiro e era o destino preferido de 40% do total de turistas do país.

    Comorbidades

    Vai ser preciso a prefeitura explicar à população o que é comorbidade e quais são as previstas para a imunização contra a covid. Tem muita gente preenchendo o cadastro e indo vacinar sem estar no público alvo, sem laudo médico e por aí vai…

    É verdade

    Essas 1,2 mil doses que estão aguardando as pessoas que não tomaram a segunda dose irem receber a imunização são da coronavac. E olha que a vacina nem dá reação. Se fosse da astrazeneca tinha muito mais idoso que não ia voltar…

    Para comemorar o Dia Internacional dos Museus o nosso ícone absoluto pelas lentes de Karla Fajardo.

    Contagem

    Petrópolis está há 134 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Ligações perigosas

    O vereador Marcelo Lessa vociferou: “Bernardo Rossi está nos quatro cantos da cidade dizendo que é candidato. É o momento de Hingo Hammes romper com o Rossi. O que ele está esperando?”. Lessa, sem querer te desanimar: não vai rolar.

    Visitas

    Na capital, a Secretaria de Saúde liberou a visita de pessoas com covid por parentes que já receberam duas doses de vacinas. A portaria foi publicada ontem. Em Petrópolis, a prefeitura estuda também esta mesma permissão.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas