• Cerimônia do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021 é realizada de forma online

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/11/2021 07:06
    Por Estadão

    A cerimônia de entrega das estatuetas aos vencedores do 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro foi realizada neste domingo, 28, novamente em formato digital. A edição 2021 teve como tema a preservação e a memória do audiovisual, com destaque para a Cinemateca Brasileira e ao que se produziu nos últimos 20 anos.

    Em noite de festa, o Grande Prêmio homenageou cineasta moçambicano radicado no Brasil, Ruy Guerra, que é também poeta e compositor, que completou 90 anos em 2021. A apresentação foi das jornalistas Adriana Couto e Renata Boldrini e a abertura dos envelopes foi ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar), e os vencedores receberam o Troféu Grande Otelo em duas casas, depois da premiação.

    Nesta edição, foram entregues 32 prêmios para os profissionais de quatro categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Todos os 15 longas indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também disputaram como Melhor Filme pelo Júri Popular.

    O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor que são associados à Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, entidade aberta a toda a classe.

    Cerimônia online

    A transmissão online da 20ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro contou com roteiro do jornalista Hugo Sukman e direção de Lucas Rochetti, e teve ainda imagens de produções que marcaram a história do audiovisual e apresentações musicais do pianista André Mehmari e da cantora Monica Salmaso. Além disso, a festa contou com a participação de nomes como Viviane Ferreira, diretora presidente da SP Cine, diretora, roteirista, produtora, Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, entre outros.

    Últimas