• CEPERJ lança observatório para incrementar setor hoteleiro no pós pandemia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/01/2021 15:32
    Por Redação Tribuna de Petrópolis

    Com o Observatório Fluminense do Turismo criado pela Fundação CEPERJ (Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) se pretende instrumentalizar investimentos e políticas no setor no estado. O projeto mede uma série de impactos na economia fluminense, tais como o nível de satisfação do turista no Estado do Rio de Janeiro, incluindo serviços públicos, rede hoteleira, atrativos e segurança; a taxa de retorno do montante investido na estrutura produtiva das atividades relacionadas ao turismo; os impactos econômicos positivos ou negativos da indústria do turismo nos municípios do estado.

    O estudo técnico, disponível no link https://bit.ly/38BR3Yl, foi solicitado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), diante do interesse da casa no acompanhamento das políticas públicas e dos investimentos públicos e privados no setor de turismo no estado.

    Para atender a este fim, o Observatório propõe a estruturação e a sistematização de informações e conhecimentos a respeito da realidade e das potencialidades da economia do turismo no Estado do Rio de Janeiro, de forma a subsidiar e instrumentalizar os investimentos e as políticas para o setor, com objetivo maior de incrementar o desenvolvimento socioeconômico fluminense.

    “É imprescindível criar instrumentos de planejamento, de produção de estudos técnicos, temáticos e de gestão capazes de contribuir não só para o aperfeiçoamento e crescimento do turismo no estado, como também para identificar potencialidades e propiciar a geração de empregos diretos e indiretos”, afirma o presidente da Fundação CEPERJ, Gabriel Lopes.

    O Observatório Fluminense do Turismo oferecerá não apenas ao gestor público, mas ao conjunto dos atores e agentes econômicos que atuam no segmento, uma importante ferramenta de orientação estratégica e de subsídio para as principais decisões que nortearão investimentos, cadeias de serviços e produtos do turismo nos próximos anos.

    Últimas