• Ceperj disponibiliza cartilha que incentiva o enfrentamento a violência de gênero nas instituições

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/07/2021 09:03
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Fundação Ceperj instituiu uma roda de conversa sobre violência de gênero, a ação partiu do lançamento do projeto Mulheres Fluminenses, publicação da instituição sobre violência contra a mulher. A intenção é que material estimule outras instituições a desenvolver ações de enfrentamento a violência de gênero. A Fundação se compromete a desenvolver políticas de defesa e garantia dos direitos da mulher

    O evento, que acontece ao menos uma vez por mês, propõe que servidoras e servidores compartilhem suas histórias, debatam e aprendam sobre o tema em questão.

    “O grau de violência contra a mulher que existe hoje em dia é enorme. A gente liga a televisão e sempre tem um caso. Queremos conscientizar as mulheres que conseguimos mudar esse jogo, fazer com que sejamos respeitadas e, principalmente, nos fortalecer, porque quando alguém conta sua história, você vê que tem pessoas que conseguiram sair daquilo que você pode estar vivendo”, pontua Noelma Faria, presidente da comissão de valorização da mulher da Fundação Ceperj, recém criada.

    Ela reafirma o compromisso da instituição com a igualdade de gênero e diz que o objetivo da Ceperj é se tornar referência na valorização da mulher, no combate à violência de gênero e à desigualdade entre homens e mulheres em todos os âmbitos possíveis.

    Noelma ressalta também que todos os participantes da roda de conversa são orientados a manter discrição quanto às histórias de violência compartilhadas, para que se mantenha um clima de confiança e acolhimento no grupo.

    Cartilha Amiga da Mulher

    Além de promover debates, reflexões e troca de experiências, a roda de conversa também foi utilizada para apresentar a “Cartilha Amiga da Mulher” às servidoras da Fundação Ceperj. Produzida pela Comissão de Valorização da Mulher, o material pode ser baixado no site da Ceperj e tem como objetivo orientar as servidoras sobre seus direitos.

    Através dessas ações, segundo a Fundação Ceperj, é alcançar o selo social “Empresa Amiga da Mulher”, lançado pelo Governo do Estado para reconhecer empresas que desenvolvam políticas de garantia dos direitos da mulher e o incentivo à equidade de gênero no ambiente de trabalho.

    Últimas