Centro de Operações muda de nome e local: previsão é de que novo sistema funcione já nesta semana
O Ciop, Centro Integrado de Operações de Petrópolis, terá um novo local: a sede da Defesa Civil. O governo provisório anunciou as obras de adequação do espaço nesta segunda-feira (5), e a expectativa é de que local já esteja funcionando nesta semana. De acordo com o município, o serviço será ampliado, com mais agentes de trânsito – no entanto, a Prefeitura não especificou quantos profissionais irão reforçar o quadro.
“Estamos fazendo ajustes finais para que o sistema, com todas essas novidades, esteja em operação ainda essa semana. Importante ressaltar que as câmeras do centro de operações já estão em funcionamento”, garantiu o secretário de Defesa Civil, Gil Kempers.
De acordo com a assessoria de comunicação do governo provisório, o espaço, rebatizado de Centro Integrado de Monitoramento e Operações (Cimop), também terá a inclusão do sistema de sirenes de alerta de chuvas e mais três telas para o acompanhamento das imagens, assim como duas novas câmeras móveis e acesso direto por parte da Polícia Civil.
Câmeras móveis serão usadas nas barreiras sanitárias
O espaço terá sala de imprensa e de gerenciamento de crise. As novas câmeras móveis serão usadas nas barreiras sanitárias, segundo informou o secretário de Defesa Civil, Gil Kempers.
“Mas a ideia principal é usar para apoio nas ocorrências de chuva, dando a dimensão do problema nos locais de difícil acesso. Assim, podemos acionar um número maior de equipes caso seja necessário”, concluiu.
Além da parte para o monitoramento, o espaço na Defesa Civil vai contar com outras duas salas: de imprensa e de gerenciamento de crise em caso de uma grande ocorrência.