• Centro de Inclusão Digital do Pedras Brancas está abandonado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/12/2017 10:15

    Inaugurado em março de 2015, o Centro de Inclusão Digital (CID) localizado no Pedras Brancas está abandonado. A porta e janelas estão quebradas, e os moradores temem que vândalos furtem os oito computadores que estão na unidade. Fechado há quase dois anos, o CID já atendeu crianças, adolescentes e idosos da comunidade oferecendo aulas de informática gratuitamente.

    Para evitar furtos, os próprios moradores colaram um sofá na porta da unidade . “É uma tristeza ver a sala assim. As crianças tinham aulas de manhã e à tarde e os idosos também usavam. Agora está abandonado e acredito que os computadores não estejam mais funcionando”, lamentou a garçonete Andreza Salles, de 25 anos.

    O CID foi instalado no Centro Comunitário da região e fica ao lado do CEI Pedras Brancas. Uma sala foi doada pela comunidade para que a Prefeitura implantasse a unidade. “Queremos que a sala seja reaberta e que as nossas crianças possam ter acesso novamente aos computadores”, disse a moradora.

    A cidade conta com 54 Centros de Inclusão Digital, mas, no momento, só quatro estão funcionando – na Posse, no Terra Santa, no Creas do Centro e na Comac. “Encontramos todos os CIDs fechados e, diante da crise econômica, não temos recursos para contratar monitores para as unidades. Com relação ao CID das Pedras Brancas, vamos retirar os equipamentos para evitar que sejam furtados e estudar a melhor maneira para reabrir o espaço”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

    O programa de inclusão digital foi criado em 2010 e tem como objetivo atender a comunidade com cursos para a terceira idade, ações para jovens e adultos, aulas de introdução à informática e impressão de guias 

    Últimas