• Centro de Cultura torna exclusiva a rampa de acesso para deficientes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/01/2017 11:00

    Depois de alguns dias com a porta fechada, o acesso para deficientes no Centro de Cultura Raul de Leoni voltou a ficar visível a todos, tendo apenas uma corda para que o acesso fique restrito as pessoas com deficiência ou com alguma dificuldade de locomoção. Na gestão passada, a rampa ficava liberada ao público geral, permitindo que as pessoas com ou sem deficiência tivessem acesso ao interior do Centro de Cultura, conforme determinação do Ministério Público Estadual, devido as várias denúncias recebidas da falta de acesso, inclusive algumas da vereadora Gilda Beatriz (PMDB).

    Questionado sobre o fechamento do acesso à rampa por uma porta, a direção da Fundação de Cultura, informou que a rampa, que fica no térreo do Centro de Cultura Raul de Leoni, está aberta e liberada para uso exclusivo do público que necessita do acesso facilitado. De acordo com a Fundação a pessoa será acompanhada por algum funcionário da Fundação de Cultura e Turismo para melhor atendê-lo.

    A atual administração da Fundação, disse que na gestão passada esse acesso estava liberado ao público em geral, o que ocasionou problemas graves de segurança, incluindo a depredação de publicações que estavam em parte do acervo da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, que fica na passagem do acesso. De acordo com a administração da Fundação, o referido acervo, que é patrimônio público e inclui obras raras, teve que ser transferido para outra sala do Centro de Cultura Raul de Leoni para ser preservado.

    A vereadora Gilda Beatriz (PMDB), que na legislatura passada, presidiu a Comissão de Defesa dos Deficientes da Câmara Municipal, manifestou preocupação com a rampa de acesso no Centro de Cultura, frisando que sempre se posicionará contra qualquer medida que dificulte as pessoas com deficiência. "Falei com o Leonardo Randolfo, presidente da Fundação de Cultura e Turismo, que garantiu que o acesso para pessoa com deficiência é, e continuará sendo, irrestrito. Deixei claro que sou contra qualquer medida que dificulte a vida das pessoas com deficiência e tenho certeza que este é um compromisso do novo governo. Continuarei acompanhando o caso e fiscalizando, mas já consegui um compromisso: Será colocada no local uma placa  com o seguinte aviso: acesso restrito a pessoas com deficiência, gestante e idosos”, esta é a função da entrada, facilitar a vida dessas pessoas". 

    Últimas