• Centro Cultural Sesc Quitandinha promove mais uma edição do Fórum de Ideias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/jul 15:56
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Reprodução

    Nesta 23ª edição do Festival Sesc de Inverno, o Centro Cultural Sesc Quitandinha será palco mais uma vez do Fórum de Ideias – voltado para provocar debate e conversa sobre os rumos da arte, cultura e educação no país, nos dias 19 e 20 de julho. O lema “No princípio, a terra” será o fundamento das reflexões do encontro. O foco central será pensar a terra enquanto princípio, tanto nas questões físico-geográficas quanto na dimensão simbólica que atravessa os sentidos do que nomeamos terra, território, comunidade, lugar. O evento tem entrada gratuita e acontece no Café Concerto, das 11h às 18h, com acessibilidade em Libras e audiodescrição.

    A abertura do encontro, no dia 19, às 11h, será com Itamar Vieira Junior (primeiro brasileiro finalista do prestigiado International Booker Prize) e Mestre Joelson Ferreira de Oliveira (doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, e mestre dos conhecimentos tradicionais, da agroecologia e das políticas da terra), seguido de painéis com Daiara Tukano (artista, ativista, educadora e comunicadora) e Camila Alves (mulher cega, doutora em psicologia social e especialista em acessibilidade cultural e Estudos da Deficiência), às 14h; e com os angolanos Kalaf Epalanga (escritor e músico nascido em Benguela, Angola, e radicado em Berlim) e Nástio Mosquito (artista multidisciplinar, cujo trabalho abrange música, som, vídeo arte, performance artística, instalações e poesia), às 16h.

    E no dia 20, acontecem os painéis com Parteum (rapper, skatista, produtor musical do grupo de rap alternativo Mzuri Sana) e Kaê Guajajara (cantora, compositora, atriz, autora e ativista pelos direitos indígenas e meio ambiente), às 11h; Sidnei Nogueira (professor de Semiótica, Linguística, Língua Portuguesa, Africanidades, Coordenador e professor do primeiro curso de Afroteologia na cidade de São Paulo) e Castiel Vitorino (artista plástica, escritora e psicóloga clínica), às 14h; e Luiz Antonio Simas (Mestre em História Social pela UFRJ, professor de história, educador popular, escritor, poeta e compositor, com mais de trinta livros publicados sobre culturas de rua do Brasil) e Vovó Cici de Oxalá (anciã do Terreiro Ilê Axé Opô Aganjú, exímia contadora de histórias e pesquisadora da Fundação Pierre Verger, em Salvador), às 16h. A mediação será de Bianca Santana, escritora, jornalista, doutora em ciência da informação e mestra em educação pela Universidade de São Paulo.

    Entre essas atividades, o Festival também apresenta atrações com enfoque literário que dialogam com os temas do Fórum. No dia 19, às 19h, José Paes de Lira, o Lirinha, fundador da banda Cordel do Fogo Encantado, apresenta Poesia Eletrônica, sobre a criação de imagens através das palavras líricas, filosóficas, irônicas e surreais, em uma vibrante experiência sensorial. Já no dia 20, também às 19h, o artista angolano Nástio Mosquito apresenta sua obra VISIONS, que reúne performance, poesia e artes visuais.

    A entrada para o Fórum de Ideias é gratuita e a inscrição deve ser feita clicando aqui.

    A 23ª edição do Festival Sesc de Inverno propõe uma reflexão a partir do tema “Nosso Lugar”, que parte da ideia de que a terra não é algo a ser possuído, mas sim um lugar ao qual se pertence. Dentro deste conceito, o território é um espaço onde a relação com a terra vai além da posse, tornando-se uma conexão profunda, simbólica, acolhedora e, sobretudo, afetiva.

    Por meio das mais de 700 horas de programação cultural, essa abordagem amplia o debate para além da ecologia dos territórios, no sentido geográfico, explorando a ecologia que permeia o fazer artístico, os territórios afetivos e artístico-culturais.

    Clique aqui e confira a programação completa do Festival de Inverno 2025.

    O Centro Cultural Sesc Quitandinha está localizado na Avenida Joaquim Rolla, 2, Quitandinha.

    Leia também sobre Petrópolis e região:

    Últimas