• Centro Cultural Sesc Quitandinha é inaugurado nesta sexta (14)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Na manhã desta sexta-feira (14), foi inaugurado o Centro Cultural Sesc Quitandinha. Agora, a área monumental do Palácio deixa de ser apenas uma unidade Sesc para abrigar um espaço dedicado exclusivamente à promoção das artes, em suas múltiplas linguagens, gastronomia, preservação da memória e entretenimento.

    Foto: Antônio Pinheiro

    O espaço sediará uma programação regular de shows, artes cênicas e atividades literárias, além de audiovisuais, com temáticas veiculadas a uma grande exposição. A mostra de abertura foi intitulada de “Um oceano para lavar as mãos”, um conjunto de obras de artistas negros que apresentam suas impressões e perspectivas sobre o período das navegações. A curadoria é de Marcelo Campos e Filipe Graciano. 

    Mostra “Um oceano para lavar as mãos” / Foto: Divulgação

    Outra novidade é o Q Bistrô, um local dedicado à gastronomia tropical com cardápio assinado por Andressa Cabral, chef carioca, formada pela Alain Ducasse Formation, escola internacional de gastronomia. O Q Bistrô funcionará das 10h às 17h no espaço do antigo Bar Central, local que recebeu os primeiros visitantes do palácio quando ele ainda estava em construção – no início dos anos 1940. Já o Q Café, com dimensões menores, será um ambiente dedicado a refeições rápidas para receber os visitantes para uma pausa entre uma atração cultural e outra.  

    QBistrô. Foto: Hélio Melo

    A rica história do Palácio Quitandinha – empreendimento construído para ser o maior hotel-cassino das Américas, mas que teve sua vocação transformada após o decreto que proibiu os jogos de azar no Brasil – será contada de forma interativa por meio da mostra permanente “Sons da Memória: uma caminhada sonora”. Através de um roteiro sonoro, acompanhado em aplicativo de celular, narradores relembram episódios interpretando pessoas reais que viveram os dias de glória do Quitandinha em uma visitação aos diferentes espaços do Centro Cultural. 

    Como recordação, os visitantes podem adquirir, na Q Boutique, lembranças estilizadas com referências à história e à arquitetura do Palácio. Caderno, caneta, lápis, necessaire, marcador de página, ímã de geladeira e ecobags estão entre os itens à venda. 

    Projetos futuros

    No escopo do projeto há novidades que ainda serão implementadas a partir de 2024 e que estão em fase de conceituação: o Salão Roosevelt ganhará um cinema; o boliche passará por reformas para adequação de conceito; e a Cozinha, localizada nos bastidores do palácio e onde foram preparadas refeições para personalidades como Getúlio Vargas e Orson Welles, abrigará um Mercado Gastronômico. A expectativa é que o projeto impulsione as cadeias produtivas ligadas ao turismo, à cultura e agricultura familiar.  

    PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

    ARTES VISUAIS

    Exposição Um Oceano para Lavar as Mãos

    Inauguração: 15/04, das 11h às 17h

    A partir de 16/04: terça a domingo e feriados, das 9h30 às 17h

    Com o título retirado de um verso da música “Meia-noite” (1985), de Chico Buarque e Edu Lobo, para a peça “O Corsário do Rei” (1985), de Augusto Boal, a mostra reúne 40 obras e se propõe a uma revisão da história do Brasil, pensada por curadores e artistas negros.

    Grátis

    MÚSICA

    Show com Juçara Marçal 

    15/4 (sábado), 19h

    O show dançante apresenta o repertório de Delta Estácio Blues, o premiado segundo álbum solo da artista, trazendo música eletrônica fora dos clichês e gêneros já conhecidos, propondo novos cenários, investigações rítmicas e buscando um diálogo com o pop, sem deixar de lado a inquietude e a ligação estreita com a música brasileira.

    Grátis (retirada de ingressos antecipada na bilheteria)

    TEATRO INFANTIL

    Lasanha e Ravioli em Cinderela (Sesc RJ Pulsar)

    16/4 (domingo), 16h

    Neste espetáculo o público assiste à história de Cinderela, ao mesmo em que acompanha os bastidores de uma estreia teatral com os clowns Lasanha e Ravioli.

    Classificação: Livre

    Ingressos: 

    Inteira: R$10,00 | Meia-entrada: R$5,00 (casos previstos em lei, e estendida para professores independentes da região ou segmento de trabalho, projeto Mesa Brasil e classe artística, mediante apresentação de registro profissional e lista amiga) | Gratuidade: Associado Sesc, crianças e adolescentes até 16 anos e Público PCG

    MEMÓRIA

    VISITA GUIADA

    Terça a domingo e feriados, das 10h às 17h

    VISITA AUDIOGUIADA

    Sons da memória: uma caminhada sonora”

    Terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.

    VISITAÇÃO AO ENTORNO DO LAGO QUITANDINHA

    Terça a domingo e feriados, das 9h às 17h (em caso de chuva, a visitação é suspensa).

    GASTRONOMIA

    Q Bistrô

    Terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.

    O melhor da culinária contemporânea em cardápio tropical assinado por Andressa Cabral, badalada chef carioca formada pela Alain Ducasse Formation, escola internacional de gastronomia. 

    Últimas