• Centro Cultura Sesc Quitandinha celebra os 181 anos de Petrópolis com espetáculo da Filarmônica Metropolitana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Orquestra formada somente por mulheres contará a história da música brasileira sob os olhares de grandes compositoras do país

    Por Aghata Paredes

    Neste sábado (16), às 20h, o Centro Cultural Sesc Quitandinha receberá a Orquestra Filarmônica Metropolitana, composta por 20 mulheres, para o espetáculo “Sons pelas Mulheres”, sob regência da maestrina manauara Waleska Araújo. A apresentação, em celebração aos 181 anos de Petrópolis, acontecerá no Teatro Mecanizado.

    “Sons pelas mulheres é a florescência da alma feminina que grita por um lugar, não somente ao mundo, mas dentro da consciência do ser humano através de um produto inédito”, destaca a maestrina Waleska Araújo.

    “Neste espetáculo, elaboramos um enredo envolvente que traça a história da música popular brasileira, desde Chiquinha Gonzaga, considerada a primeira maestra, pianista e compositora do Brasil, até Clarice Assad, representando a música contemporânea. No decorrer do espetáculo, prestaremos um tributo à Rita Lee, a rainha do rock nacional”, explica Gustavo Fernandes, diretor artístico da Orquestra Filarmônica Metropolitana.

    Da composição à execução de diversas séries musicais, o espetáculo ‘Som pelas Mulheres’ enaltece, a partir da união de músicos de excelência de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro, as grandes figuras femininas da música brasileira, aproximando o público da música clássica através de um repertório diversificado.

    Fotos: Arthur Figueiredo

    Mais sobre a maestrina

    Natural de Manaus (AM), Waleska Araújo é Bacharel em Violino e especialista em Música de Câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Iniciou seus estudos musicais aos 10 anos, através do violino, e se apresentou com orquestras em diversos países, como Brasil, Chile e Argentina. Desde 2012, vem desenvolvendo seu trabalho em projetos sociais de música em várias comunidades do Rio de Janeiro. Além disso, já regeu grandes nomes da música e esteve à frente do Concerto Internacional Simultâneo Brasil-França, no Palácio Itamaraty, em Brasília, e no Palácio de Versalhes, em Paris.

    Mais informações:

    ‘Sons pelas Mulheres’ – Orquestra Filarmônica Metropolitana

    Quando: Sábado (16), às 20h

    Onde: Centro Cultura Sesc Quitandinha (CCSQ) – Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, Petrópolis – RJ

    Ingressos: R$ 10 (inteiro), R$ 5 (meia-entrada) e gratuito (credencial plena Sesc e público cadastrado no PCG).

    Últimas