• Centro Comunitário é criado na Rua 1º de Maio com objetivo de implementação de atividades e melhorias para o local

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/09/2022 10:03
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Sediado na rua 1º de Maio, no Centro da cidade, a ONG Centro Comunitário Flor de Lótus surgiu da necessidade de uma ação contínua e permanente após a tragédia em Petrópolis, em fevereiro de 2022. Formado por um grupo de moradores e apoiadores, o Centro tem como objetivo a implementação de atividades estruturantes, visando a melhoria do bairro com projetos e parcerias. 

    A missão é gerar renda local e proporcionar autonomia financeira para a comunidade, além de incentivar a educação, esportes, leitura e cultura por meio de cursos, workshops e rodas de conversa.

    “O problema da carência do bairro era anterior às chuvas, mas se agravou muito depois da tragédia. Sem querer, eu acabei me envolvendo e ajudando como pude. Entendi que era preciso um trabalho permanente aqui, para melhorar a qualidade de vida e o acesso à educação e cultura, especialmente para as crianças e jovens”, explicou Josiana da Costa da Silva Correia, moradora da 1º de Maio e líder do Centro Comunitário. 

    A escolha por nomear a iniciativa de Flor de Lótus veio do fato dessa flor nascer da lama, como, de certa forma, ocorreu com os moradores e apoiadores do centro.

    “Todo mundo estava vivendo meio isolado e, da dor, a gente acabou se unindo mais, pois foi um sofrimento em que todos estavam juntos. Literalmente estamos conseguindo criar beleza da lama, como a flor”, conta Larissa Eira, voluntária responsável pela comunicação institucional. 

    O Centro está programando uma roda de leitura para as crianças no dia 17 de setembro. Também terá uma atividade social com a medição de pressão arterial e glicose gratuita, a partir de uma parceria com um projeto de extensão do curso de Medicina, do Centro Universitário Unifase. A programação para o Dia das Crianças, 12 de outubro, está em construção. 

    Atualmente, o Flor de Lótus conta com alguns padrinhos que contribuem mensalmente com R$50 para ajudar no aluguel do Centro e na manutenção do projeto. Para ajudar como um padrinho ou ajudar financeiramente, com doações, ideias ou oferecendo alguma atividade para as crianças ou os jovens, basta entrar em contato pelo e-mail comunidade1odemaio@gmail.com ou mandar um direct para @centro_comunitario_flordelotus, no Instagram.

    No momento, o Centro precisa de uma geladeira, tintas para parede, uma bancada para computadores e uma mesa para reunião, além de cadeiras.

    Últimas