Central de Libras vai expandir capacitação para os setores públicos
A Central de Interpretação de Libras do município, que funciona no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro, prevê ampliar os serviços que presta suporte para pessoas com deficiência auditiva. O projeto que tem atendimento presencial ou virtual será expandido para toda a rede pública. A ideia é oferecer capacitação básica para os profissionais dos setores para melhor atender as pessoas com a deficiência. A previsão é de que a partir de março o programa comece a ser expandido.
Atualmente a Central de Libras conta com uma profissional que presta todo o suporte para as pessoas que buscam o projeto. Através do serviço, as pessoas com deficiência auditiva são acompanhadas em consultas médicas e realização de exames, dentro e fora da cidade, audiências jurídicas, solicitação de emissão de documentos, cadastramento em programas sociais do governo, entre outros diversos serviços que for da necessidade do usuário.
Há três anos atuando no programa, a psicóloga e intérprete de libras, Gisele Gimenez Detro Carneiro, conta que maior parte dos atendimentos são feitos presencialmente, na sede da Central. “Ainda há muito desconhecimento do serviço que é prestado. A capacitação dos profissionais da rede pública em muito contribui para esse trabalho”, destaca a intérprete de libras, que ressalta ainda a importância do programa. “Ele auxilia a inclusão do surdo na sociedade. Sem a central a dificuldade de acesso aos serviços é bem maior”.
Além de receber atendimento na sede da Central, as pessoas que precisarem do suporte da intérprete de libras podem solicitar que ela vá até o local de necessidade. O contato também pode ser feito pelo e-mail cilpetropolis@hotmail.com. A Central de Libras fica na Rua Dr. Sá Earp, nº 39. O telefone para contato é o (24) 2249-4280.