
O Censo Previdenciário 2025 continua com o cadastramento aberto. O prazo segue até o fim de novembro e até o momento, segundo a Prefeitura, 63% dos funcionários públicos ativos, aposentados e pensionistas fizeram o cadastro. Já apresentaram os dados solicitados 6.320 servidores, mas ainda faltam 3.602.
Aberto em maio pelo Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público de Petrópolis (Inpas), o Censo Previdenciário tinha prazo inicial até o fim de agosto, mas foi prorrogado por mais 90 dias. Entre os que ainda não responderam o Censo estão 1.924 servidores ativos e 1.678 inativos.
A participação é obrigatória para todo funcionalismo e é importante na busca pela sustentabilidade do sistema previdenciário do município. Isso porque as informações levantadas pelo Censo permite que o Inpas verifique a totalidade dos beneficiários do RPPS e seus dependentes legais, permitindo uma projeção fidedigna das futuras demandas por aposentadorias e pensões por morte, permitindo uma organização do plano de custeio e a busca por equilíbrio econômico.
“Com o Censo Previdenciário, nós temos acesso à base de dados mais atualizada, o que nos permite calcular os benefícios, entre aposentadorias e pensões, de cada servidor, de forma precisa, e isso nos garante condições para elaborar um planejamento previdenciário adequado e uma gestão do sistema previdenciário melhor”, destacou o diretor-presidente do Inpas, Alex Christ.
Com a prorrogação do prazo de coleta de dados até o fim de novembro, o calendário do Censo também foi alterado e a etapa de validação e importação dos dados passou para o período entre 1º de dezembro e 28 de fevereiro de 2026.
O Censo Previdenciário também é obrigatório para servidores afastados, licenciados ou cedidos a outros entes. O servidor que não responder dentro do prazo, sem justificativa, pode ter bloqueio do pagamento de aposentadorias, pensões e salários, conforme previsto no Decreto Municipal nº 71, de 06 de maio de 2025, até a regularização.
Para responder o Censo Previdenciário, o servidor deve preencher o formulário disponível neste link.
Confira os documentos necessários:
- Servidores ativos: CPF; CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais); documento oficial de identificação com foto; certidões de nascimento, casamento e/ou união estável; comprovante de residência (até 90 dias).
- Aposentados: CPF; documento de identificação com foto; certidões de nascimento, casamento e/ou união estável; comprovante de residência (até 90 dias).
- Pensionistas: CPF; documento de identificação com foto; certidões de nascimento, casamento e/ou união estável; certidão de óbito; comprovante de residência (até 90 dias).
- Dependentes: CPF; documento de identificação; termo de guarda/tutela/curatela (se aplicável); laudo médico para dependente PCD.
Após separar todos os documentos necessários, basta acessar o sistema usando uma conta “Gov.br“, preencher as informações solicitadas e anexar os documentos digitalizados. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo WhatsApp: (24) 99298-7337 e ou pelo telefone: (24) 2220-9200.
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