• Cemitério Municipal de Itaipava vive situação de abandono

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/03/2023 14:51
    Por Helen Salgado

    Famílias que visitam seus entes sepultados no Cemitério Municipal de Itaipava, em Petrópolis, relatam que a situação no local é de abandono. Além da falta de poda e manutenção, no cemitério há até covas descobertas.

    Foto: Helen Salgado

    Há quatro meses, Adaíla Alvarez perdeu a mãe, sepultada no Cemitério de Itaipava. Ao ir até o local, Adaíla ficou assustada com o que encontrou. Ela ainda lembra que, no dia do sepultamento, as equipes tiveram muitas dificuldades para passar com a urna até o espaço que estava reservado para sua familiar.

    “Os lugares são muito apertados e isso dificulta bastante. Em um momento de tristeza, a gente ainda tem que passar por essas situações.”, comenta.

    Adaíla diz que o local precisa ter mais atenção do poder público. “Não é porque um ente foi que a gente tem que deixar chegar nessa situação de abandono. Acho que deveria ter mais atenção, esse cuidado, porque, apesar de estar aqui, esse ciclo ter sido encerrado, acho que isso não permite que eles sejam abandonados.”, afirma.

    Foto: Helen Salgado

    Outro problema do local é o não cumprimento dos horários dos funcionários. De acordo com Adaíla, em uma visita ao cemitério, antes mesmo das 16h, as equipes já tinham ido embora. O horário de funcionamento do cemitério é até as 17h.

    Foto: Helen Salgado

    Problema existe há anos

    O problema não é recente, de acordo com familiares que têm entes sepultados no local, a falta de manutenções já acontece há anos.

    Concessão dos cemitérios municipais não saiu do papel

    Em 2021, o governo interino anunciou o início do processo de concessão para os cemitérios municipais. Na ocasião, foi criada a Comissão Especial de Licitação, encarregada dos procedimentos licitatórios relativos à concessão do serviço no município.

    A medida incluía os serviços de gestão, manutenção, exploração, revitalização e expansão dos seis cemitérios municipais e construção de crematório público e cemitério vertical. O trabalho deveria ter sido finalizado em, no máximo, um ano.

    O objetivo da concessão era atender às melhorias de infraestrutura e serviços. No entanto, mais de um ano após o anúncio, a situação, sobretudo dos cemitérios do Valparaíso e de Itaipava, permanece a mesma.

    Questionamos a atual gestão sobre o processo de concessão, mas não tivemos retorno sobre o assunto.

    Leia também: Com diversos problemas, cemitérios municipais tiveram plano de concessão que não saiu do papel

    O que diz a Prefeitura

    Procurada, a Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP) informou que encaminhará, nesta quarta-feira (29), uma equipe ao Cemitério de Itaipava para realizar a manutenção e limpeza do espaço.

    Com relação aos funcionários, a SSOP irá apurar se, em algum dia específico, houve algum descumprimento de horário.

    Últimas