Cemaden e Inmet emitem alerta para risco de tempestade na Região Serrana
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiram alerta com previsão de tempestades intensas na Região Serrana e em outras localidades do estado do Rio de Janeiro entre esta segunda-feira (7) e terça-feira (8). Segundo o Inmet, a probabilidade de tempestades abrange também as regiões metropolitana do Rio, Costa Verde, Norte e Noroeste, Baixada Litorânea, Médio Paraíba e Centrossul.
O aviso vale ainda para toda a região metropolitana de Vitória, a Serra e o Litoral Sul Capixaba, além da Central Sul/Caparaó. As chuvas podem ser entre 30 e 60 milímetros por hora ou até com 100 milímetros por dia. Há ainda, a possibilidade de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h. Pode ocorrer ainda a queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Cemaden pontuou que é alta a probabilidade de ocorrências em que haja movimentos de terra na mesorregião sul fluminense, além das regiões serrana e metropolitana do Rio. Em caso de rajada de vento, os órgãos orientam a não usar árvores como abrigos, nem estacionar com o veículo próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Qualquer sinal de instabilidade em casas ou terrenos deve ser comunicada à Defesa Civil pelo telefone 199.
Leia também: DRM não indica intervenções no Vale dos Esquilos, mas mantém indicação de interdição das casas