
Celebrações a São Pedro de Alcântara começam nesta quinta; confira a programação
Neste mês de outubro, Petrópolis celebra o seu padroeiro, São Pedro de Alcântara. Entre esta quinta (16) e domingo (19), a Catedral de São Pedro de Alcântara promove uma programação religiosa e cultural em honra ao santo, que também é reconhecido como padroeiro do Brasil, título concedido por pedido do Imperador Dom Pedro I ao Papa Leão XII, em 1826.
Nascido em 1499, na cidade de Alcântara, na Espanha, Pedro Garavito — que mais tarde adotaria o nome de Pedro de Alcântara — se destacou por sua vida de oração, penitência e dedicação aos pobres. Ingressou na Ordem Franciscana ainda jovem e fundou a Reforma Alcantarina, um movimento de retorno à simplicidade e ao espírito original de São Francisco de Assis. Sua vida de extrema pobreza e contemplação inspirou santos como Santa Teresa d’Ávila, que o considerava um verdadeiro amigo e conselheiro espiritual. Foi canonizado em 1669, se tornando símbolo de humildade, caridade e desapego.
No Brasil, a devoção a São Pedro de Alcântara ganhou força no período imperial. O Imperador Dom Pedro I escolheu o santo como padroeiro do Império e da nação brasileira, reforçando o vínculo entre fé e identidade nacional. A cidade de Petrópolis, fundada por Dom Pedro II, também o adotou como seu protetor e patrono espiritual, tornando sua festa uma tradição que une fé, cultura e história.
O pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, padre Thomas Andrade Gimenez Dias, convida todos os paroquianos, devotos e os petropolitanos para participarem da festa em honra ao padroeiro de Petrópolis.
O tríduo do padroeiro terá início nesta quinta (16) e segue na sexta (17), com missas às 8h, confissões a partir das 18h, exposição do Santíssimo Sacramento, oração do terço e Santa Missa às 19h30. No sábado, dia 18, haverá missas às 8h e 10h30, especialmente dedicada às crianças, seguida de procissão com a imagem do santo dentro da Catedral. Às 18h, atendimento de confissões, às 19h, exposição do Santíssimo Sacramento e oração do terço, além da santa missa, também às 19h.
O ponto alto das celebrações ocorrerá no domingo, dia 19 de outubro, dia de São Pedro de Alcântara, com missa às 9h30, e missa solene às 11h, presidida pelo bispo diocesano Dom Joel Portella Amado. Às 18h30, missa, seguida de uma procissão luminosa com a imagem de São Pedro de Alcântara e benção com a relíquia do santo. Às 17h30, acontece a exposição do Santíssimo Sacramento e oração do terço.
A abertura da festa acontecerá na sexta-feira (17), às 18h e às 20h30, com apresentação de DJ. No sábado, dia 18, a festa conta com a apresentação de dança, às 14h e 15h, e show às 20h30.
No domingo, dia 19, haverá um show às 14h, além de apresentação de dança, às 16h e às 17h. A festa São Pedro de Alcântara contará também com barracas de comidas típicas, como espetinhos e comida mineira (Brasil), salsichão e apfelstrudell (Alemanha), lasanha e pizza (Itália), paella e churros (Espanha), doces portugueses e bacalhau a Gomes de Sá (Portugal).
Leia também sobre Petrópolis e região: