• Celebração da festa religiosa pelo Ramadã será em casa neste ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/04/2021 16:41
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    No dia 14 de abril, começou o mês do Ramadã, um mês sagrado e muito importante para todos os Muçulmanos. Durante esses 30 dias, quem segue o Islã é convidado a praticar o terceiro pilar da religião: o jejum.

    Neste ano, por causa da pandemia, em Petrópolis, a festa religiosa chamada EID-UL-FITR que será realizada no dia 13 de maio, será em casa. A recomendação é do presidente e chefe missionário Wasim Ahmad Zafar, da Comunidade Muçulmana Ahmadia, que fica na Estrada da Saudade.

    Segundo Wasim, em função da pandemia da covid-19 e seguindo as diretrizes da prefeitura acerca de aglomerações, a orientação é para que os membros realizem todas as atividades normalmente em suas casas até que a situação se estabilize. E pede para que todos rezem pela humanidade.

    Nestes 30 dias, para os Muçulmanos que fazem o jejum, é proibido comer, beber ou ter relações sexuais durante o período de jejum que começa cerca de uma hora e quinze minutos antes de nascer do sol e se estende até o pôr do sol. Segundo Wasim, a filosofia deste ensinamento não é servir de sofrimento para o ser humano. Por isso, a pessoa é liberada do jejum em todas as situações em que o mesmo pode ser prejudicial. Quem está doente, ou está viajando, as crianças, as mulheres grávidas, as mulheres que amamentam, ou que estão nos dias de menstruação, os idosos, dentre outros, não fazem o jejum.

    De acordo com o Islã, o jejum tem um motivo: Allah (Deus) diz, no Sagrado Corão, que esse jejum é para o próprio benefício do ser humano, tanto espiritual, quanto fisicamente. O fundador do Islã, o Santo Profeta Muhammad (saw) disse que se, por exemplo, alguém faz o jejum, mas não deixa de mentir, então, esse jejum não vale nada. Wasin explica que o motivo do mês de jejum é aproximar-se de Deus, fazendo boas obras e deixando o mal.

    A Associação Ahmadia do Islã no Brasil é um ramo do Islamismo. O Fundador da Comunidade Muçulmana Ahmadia foi Hazrat Mirza Ghulam Ahmad(as) (1835-1908). Para quem quiser saber mais detalhes e profundidades sobre o Islã e sobre a Comunidade Muçulmana Ahmadia, pode entrar em contato pelo telefone (24) 2242-1385 ou pelo e-mail: info@ahmadia.org.br, ou no endereço na Estrada da Saudade, 215, Petrópolis-RJ.

    Últimas