• Cedae doa cerca de mil mudas para reflorestamento em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/02/2021 11:12

    A Associação dos Produtores Rurais do Bonfim, em Corrêas,  recebeu da Cedae cerca de mil mudas de espécies naturais da Mata Atlântica. A entrega aconteceu na sexta-feira (26). As mudas serão usadas para o reflorestamento e implantação de sistemas agroflorestais (forma de cultivo que combina a floresta com áreas plantadas) garantindo a proteção dos recursos hídricos e gerando renda para os agricultores.

    Além de Petrópolis, a cidade de Valença, na Região Sul Fluminense também recebeu da Cedae 2.500 mudas nesta sexta. As espécies foram doadas para a Conexão Mata Atlântica, um projeto conjunto dos governos estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Elas serão utilizadas em ações de plantio no corredor sudeste da Mata Atlântica, na bacia do Rio Paraíba do Sul.

    26,5 mil mudas doadas em 2021

    Com esta ação, chega a 26,5 mil o número de mudas distribuídas este ano pela Companhia, por meio do programa Replantando Vida. Além de Petrópolis e Valença, já foram contemplados em 2021 projetos de reflorestamento nos municípios de Barra Mansa, Barra do Piraí, Cambuci, Laje do Muriaé, Pinheiral, Piraí, Queimados, São José de Ubá e Vassouras. Dentre as espécies doadas, destacam-se mudas de juçara, jabuticaba, pitanga, bacupari, bracatinga e jacarandá, entre outras.

    Leia também: Cedae compensa clientes com desconto de 25% nas contas de março

    As plantas foram cultivadas nos sete viveiros florestais da Companhia, que contam com a mão de obra de apenados dos regimes semiaberto, aberto e liberdade condicional. Eles integram o programa Replantando Vida, fruto de convênio firmado entre a CEDAE e a Fundação Santa Cabrini (FSC).

    Em 2020, o programa distribuiu mais de 117 mil mudas de 121 espécies nativas da Mata Atlântica, que foram utilizadas em cerca de 80 projetos de restauração florestal em 34 municípios do Estado do Rio, além de Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

    Municípios e instituições interessadas em estabelecer parcerias para atividades de reflorestamento podem entrar em contato com a Companhia pelo e-mail replantandovida@cedae.com.br.

    Últimas