CDL Petrópolis e a cidade imperial em seis décadas de parceria
Relembrar os 180 anos de Petrópolis é reviver caminhos de personalidades, acontecimentos, empreendimentos e instituições que escreveram a história, determinaram rumos e transformaram vidas.
Nesse sentido, desde sua fundação, em agosto de 1961, a CDL Petrópolis se orgulha em fazer parte das lembranças de sua cidade, tendo como características, não só o incentivo ao consumo no comércio local, visando o crescimento do setor e a consolidação econômica, mas também a realização de atividades promocionais e sociais para contribuir com uma comunidade mais alegre, humana, justa e segura.
Considerando a vocação turística e cultural do município, a CDL Petrópolis foi pioneira na criação de projetos natalinos para dar mais beleza e atratividade à cidade nos períodos de festas, desde a década de 60. Assim, tornou-se tradição de Natal: “a chegada do Papai Noel”, cujo imponente helicóptero pousava pelo Centro Histórico e, em carro aberto, o “bom velhinho” circulava a cidade, enchendo de magia o período de festas e trazendo os petropolitanos para as ruas e lojas.
Logo depois, nos anos 70, foi criado pela CDL o concurso de enfeites natalinos de fachadas residenciais e vitrines de lojas. Durante quase dois meses, a cidade se tornava um local encantado, cheio de luzes e fantasias. “Ambas as atividades atraíam moradores e turistas e elevavam o nome da cidade para todo o Estado e outros lugares do país”, lembrou o presidente da CDL, Cláudio Mohammad.
Das décadas de 1980 a 2000, a CDL escreveu sua história nos livros de Petrópolis mobilizando o comércio e os consumidores em emocionantes campanhas que distribuíam prêmios e aqueciam as vendas. Carros, motos, eletrodomésticos e até um apartamento foram sorteados em promoções de Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outras datas festivas, tornando-se uma tradição petropolitana. “Além de incentivar as vendas no comércio, a CDL também realizava sonhos. Era uma ação social muito gratificante. Cada entrega de prêmio tinha uma história de vida a ser contada”, lembrou Mohammad.
JUNTOS, NOS BONS E MAUS MOMENTOS
A CDL Petrópolis também esteve ao lado de sua cidade nos momentos mais difíceis. Nas tragédias naturais de 1988, 2011 e 2022, por exemplo, a instituição trabalhou em conjunto com o governo municipal, estadual e outras entidades, na ajuda aos moradores, na reconstituição do comércio e na busca de ações para a retomada da normalidade da vida dos petropolitanos. Em todas as catástrofes, a CDL organizou a arrecadação de mantimentos e outros itens de necessidades básicas para ajudar os afetados pelas chuvas, abriu suas portas para abrigar gabinetes de crise, reuniões e centrais de atendimentos e, em 2022, ainda foi sede de uma central da Agência Estadual de Fomento – AgeRio – de onde partiram mais de 3.000 contratos assinados e 207 milhões de Reais concedidos para empresas afetadas pelas enchentes de fevereiro e março daquele ano, o que foi primordial para a reconstituição de Petrópolis, a manutenção de empregos e a volta à sua normalidade comercial e econômica.
Em paralelo, a entidade também criou a campanha #AbracePetrópolis, para despertar na população o sentimento de sociedade e, assim, consumir e comprar no comércio local para contribuir com sua reconstituição.
A história de Petrópolis e da CDL se unem também na luta por direitos e melhorias na qualidade de vida, nos serviços e nas leis da cidade. A atuação da entidade foi sempre destaque, principalmente no diálogo com poderes públicos em todas as esferas. Assim, a CDL esteve presente, por exemplo, nas reuniões que implementaram um novo texto para o Código de Posturas Municipal, nos anos de 2019 e 2021, pensando na evolução da cidade e nos direitos dos comerciantes e empreendedores locais.
Por outro lado, desde os anos 2000, a instituição também abriu suas portas, cedendo seu amplo e equipado auditório para a realização de cursos, capacitações e palestras voltados ao comércio local, sempre objetivando ampliar os horizontes de atendimento e melhorar os serviços prestados.
ENGAJAMENTO SOCIAL – Uma visão macro em benefício de todos faz a diferença na participação de uma instituição na história de sua cidade e na vida da comunidade em que ela coabita. E neste campo, a CDL também é um grande exemplo nessas seis décadas de existência.
Independentemente de sua diretoria e do conselho que está atuante, a CDL Petrópolis sempre esteve presente fazendo sua parte em campanhas de conscientização e mobilização de pessoas em prol da sociedade e de causas de apelo comunitário. Exemplo disso é a participação da entidade nas constantes campanhas de doação de sangue promovidas pelo Hemocentro do Hospital Santa Teresa. Durante as épocas mais críticas do ano, a CDL se juta a diversas instituições, cedendo espaços em seu site, rede sociais e aplicativos de mensagens para convocar os petropolitanos a fazerem sua parte e ajudarem a salvar vidas. “Também fazemos um trabalho de incentivo para que nossos funcionários compareçam ao banco de sangue e façam suas doações, ampliando ainda mais o papel da CDL nesta importante ação”, revelou Cláudio Mohammad.
Uma outra ação tradicional da CDL é o apoio anual à Campanha Outubro Rosa. Além de divulgar em todos os seus veículos a campanha, sua importância e benefícios, a CDL também atua contribuindo com as atividades da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, adquirindo camisetas ou produzindo e distribuindo os “laços rosas” para todo o comércio da cidade, como forma de lembrar a todos a importância de se prevenir, fazer os exames e cuidar da saúde.
Ao olhar para trás e constatar todo o caminho percorrido pela CDL Petrópolis, temos uma certeza: de que construir sua própria história não é apenas existir em uma cidade, ter um endereço e um trabalho específico a desempenhar. Construir sua história é pertencer à sua cidade e servir aos seus moradores. É identificar suas vocações e necessidades e estar presente, atuante e fazendo sempre a diferença. É se reinventar e não medir esforços para transformar realidades.
Assim, a história da CDL se une à história de Petrópolis e seus caminhos se complementam em uma linda trajetória em benefício dos petropolitanos.