De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a estação ainda está no auge, mas a liquidação de verão já é realidade em muitas lojas e de variados segmentos. Os descontos chegam junto com a temporada de Carnaval, que também traz artigos próprios para folia e para viagens, e já mobilizam moradores e turistas para compras no comércio local. A perspectiva é de um aumento de 2,5% de vendas em janeiro e fevereiro em relação ao mesmo período de 2023.
Além dos descontos de até 70%, as lojas estão preparando estoques para atender às demandas do Carnaval. Fantasias criativas, acessórios temáticos e tudo o que é necessário para tornar a folia ainda mais animada está disponível, proporcionando opções para todos os estilos e idades. Além disso, os artigos para quem vai aproveitar a folia para viajar estão em alta entre as ofertas como moda praia, roupas leves, adultas e infantis.
Além desses itens pessoais e acessórios, produtos de tíquete-médio alto, como eletrodomésticos, eletrônicos e móveis também ficam mais em conta nesta época por conta da renovação dos estoques. A dica ao consumidor é bater perna e pesquisar as oportunidades. “Além disso, o comércio associado em polos de moda e ruas temáticas tem oferecido programação cultural e de entretenimento tornando as compras um acontecimento acrescido de lazer. É um estímulo para deixar os pontos movimentados e os clientes satisfeitos, interagindo”, observa o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.
A entidade que representa e apoia o comércio local, enfatiza a importância de apoiar as empresas da cidade, destacando a diversidade de opções disponíveis. “Ao escolher comprar nas lojas da cidade, os consumidores não apenas garantem produtos de qualidade, mas também contribuem para o fortalecimento da economia local e para a preservação do charme único de Petrópolis. Outra vantagem é experimentar, no caso de roupas e calçados, e receber o produto na hora, sem prazo de entrega. Isso também é um diferencial nas liquidações onde é mais rápido e confortável garantir os produtos desejados”, analisa o presidente entidade,, Cláudio Mohammad.