• CDL e Sicomércio querem informações sobre CPI que investiga renovação de contrato da Sinalpark

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/05/2021 17:31
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    No dia 30 de abril o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) protocolaram um ofício na Câmara de Vereadores solicitando informações sobre os trabalhos da Comissão Parlamentar que analisa os termos da renovação do contrato da prefeitura com a SinalPark, empresa que gerencia o serviço de estacionamento rotativo no município. O contrato foi renovado em dezembro de 2020, antes do vencimento, e nos últimos dias da então gestão municipal, sem qualquer tipo de discussão com categorias de classe e sociedade civil.

    “Em janeiro o Sicomércio e CDL emitiram uma nota de repúdio a essa renovação depois que o assunto ganhou destaque na imprensa local. Nós apoiamos a instauração da comissão, pois acreditamos que a renovação deveria ter sido discutida com os principais interessados: o setor de bens e serviços e a população. Muitos questionamentos ficaram sem resposta”, explica Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio Petrópolis.

    As entidades se colocaram à disposição dos vereadores para desenvolvimento dos trabalhos e reforçaram que gostariam de acompanhar os trabalhos, mas não receberam qualquer tipo de informação das reuniões e em que fase estava a coleta de dados. Motivo que levou o sindicato a protocolar o ofício. No dia 06 de maio, a Câmara respondeu o documento fornecendo os detalhes da análise até o momento.

    “Não estávamos vendo muitas informações sobre as reuniões na mídia da cidade e também não havíamos recebido qualquer informação. Por isso decidimos solicitá-las oficialmente. Fomos atendidos rapidamente e agora poderemos acompanhar o desenrolar desse assunto tão importante para o desenvolvimento econômico da cidade”, diz Marcelo.

    Na resposta enviada pela Comissão, os vereadores listaram em ordem cronológica os trabalhos realizados: No dia 22 de abril, três meses após a instauração da investigação, houve a segunda reunião de trabalho; em 23 de abril, a terceira, na qual convocaram a ex-presidente da CPTrans Iris Palma Magalhães para esclarecimentos; em 30 de abril, mais uma reunião na qual a ex-presidente seria ouvida, fato que não aconteceu pois a senhora Palma alegou ter tido contato com uma pessoa positivada para covid-19 e que por esse motivo teria que se isolar por no mínimo 14 dias, justificando sua ausência no citado encontro; e em 04 de maio os vereadores informaram que fizeram um levantamento dos próximos nomes a serem convidados a prestar esclarecimentos.

    “Eles nos informaram ainda que devido a pandemia, os prazos para conclusão das comissões parlamentares foram suspensos. O que nos preocupa, pois as investigações podem demorar mais do que o normal. O lado positivo da resposta da Comissão foi que se colocaram à disposição do Sindicato, CDL e sociedade civil organizada para debates sobre o progresso dos trabalhos. Reforçamos que apoiamos a criação da comissão da Câmara de Vereadores e esperamos que haja transparência dos órgãos públicos e de fiscalização sobre o contrato. Vamos continuar acompanhando”, reforça Marcelo.

    Últimas