• CDDH e CJP’nei Or promovem mesa-redonda com o tema “Pessah / Páscoa: Mensagem de Fraternidade para os Tempos Atuais” nesta sexta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/03/2023 14:39
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH) com a Congregação Judaica P’nei Or (CJP’nei Or) promovem uma mesa-redonda com o tema “Pessah / Páscoa: Mensagem de Fraternidade para os Tempos Atuais?” nesta sexta-feira (24), às 15h, no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Petrópolis, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 93 – Centro.

    Os responsáveis pela palestra serão Leonardo Boff, teólogo, escritor e conferencista, que é referência central, por seus textos e ações, para a denominada Teologia da Libertação e Alexandre Leone, rabino, escritor e professor da USP e do Seminário Rabínico Latinoamericano.

    Luiz Arongaus, presidente da Congregação Judaica, explica que o Pessah para os judeus e Páscoa para os cristãos, embora tenham significado de passagem, possuem conotações diferentes: enquanto para os judeus significa a passagem do anjo da morte no Egito (10ª praga enviada por Deus) e que ao final libertou os hebreus da escravidão, para os cristãos é celebrada a passagem de Jesus da morte para a vida (ressurreição).

    A páscoa Cristã será comemorada no dia 9 de abril, enquanto a Judaica tem duração de oito dias, com início no dia 5 até 13 de abril.

    O presidente diz que o objetivo da palestra é questionar o quanto efetivo a sociedade está sendo no mundo. “De um modo geral, as pessoas nas igrejas ou nas sinagogas/templos, escutam as mensagens e quando saem dali, já esqueceram, quando vão fazer o seu dia a dia, não colocando esta mensagem em prática”, diz.

    O evento, que é aberto ao público em geral, contará também com um momento para que os presentes, em especial os formadores de opinião, expressem sua opiniões a respeito do assunto.

    Últimas