• CastroFolia: Prefeitura intima condomínio onde foi realizada a festa do governador

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/03/2021 18:01
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    A comemoração pelo aniversário de 42 anos do governador em exercício Cláudio Castro deu o que falar. As imagens do primeiro dia de festa, em uma casa alugada em um condomínio em Itaipava, começaram a circular nas redes sociais ainda no domingo (28).

    Nesta segunda-feira (29), moradores próximos relataram que ainda chegavam carros com convidados na casa. Em resposta à Tribuna, a Prefeitura informou que nesta segunda-feira (29), está intimando o condomínio onde o evento foi realizado, sobre a necessidade de cumprir os decretos municipais.

    Realização de festas foi proibida pelo próprio governador

    A realização de festas e eventos sociais, entre os dias 26 de março a 4 de abril, está proibida tanto no decreto estadual nº 47.450/21, assinado por Castro, no dia 24 de março, quanto no decreto municipal nº 50/2021, assinado pelo prefeito interino Hingo Hammes (DEM), na última sexta-feira, dia 25.

    O “CastroFolia” foi “previsto” pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), quando se referiu às medidas brandas sobre as restrições, que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado durante a antecipação dos feriados. Mas o que ele não previu, foi que Itaipava – que já foi palco de grandes eventos de folia – seria escolhida pelo próprio governador para a sua comemoração.

    Nem mesmo o prefeito interino Hingo Hammes, que se mostrou bem próximo do governador nos últimos encontros públicos, especialmente na visita de Castro à Região Serrana, em janeiro, foi convidado para o evento.

    A Prefeitura informou que ficou sabendo sobre a festa na noite de domingo, após a divulgação pela imprensa, e que a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública não recebeu denúncias. Uma equipe de fiscalização foi acionada, mas quando chegou ao local não havia mais movimentação. A festa foi realizada em um condomínio na BR-040.

    Ao Estadão/Broadcast, a assessoria do governador informou que o movimento de pessoas e veículos que circulou na imprensa era uma pequena comemoração familiar. A assessoria de Castro informou que foi um almoço com parte de sua família e que estavam presentes a mulher, os pais, irmãos e filhos do governador.

    “Não houve aglomeração ou festa com convidados. Os carros vistos na entrada da casa eram de familiares e de sua escolta (de Castro). Só a sua segurança, garantida pelo cargo que ocupa, utiliza quatro veículos”, diz o texto encaminhado pela assessoria de imprensa do governo fluminense.

    Mas um convidado, segundo o G1, relatou um ambiente um pouco mais animado: disse que todo mundo estava “bêbado e sem máscara”. Uma empregada também conversou com o portal e disse que a festa “estava muito cheia”.

    Últimas