• Castro se reúne com procurador-geral de Justiça e alinha transferência de criminosos para presídios federais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/10/2023 19:29
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve nesta quarta-feira (11) com o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, para alinhar o processo de pedido de transferência de líderes das facções criminosas do Rio de Janeiro para presídios federais. A reunião aconteceu na sede do Ministério Público, no Centro do Rio, e também teve a presença dos secretários das polícias Militar e Civil, da Secretaria de Administração Penitenciária e do procurador-geral do Estado.

    O balanço da Operação Maré também foi abordado na reunião, além da parceria estratégica do Governo do Estado com o Ministério Público.

    “A Segurança Pública é uma das nossas prioridades. Entendemos que para isso é necessário um trabalho de inteligência, articulação e integração. Temos atuação nas áreas de Investigação Penal, Criminal, Execução Penal, Infância e Juventude, além de Meio Ambiente e Urbanismo, um trabalho de integração de ocupação do solo. Hoje, o governador trouxe informações importantes sobre operações policiais que estão ocorrendo, e por determinação do Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público acompanha essas operações. Para o MP é fundamental asfixiar financeiramente as organizações criminosas do nosso estado, permitindo com isso que elas sejam neutralizadas, ou seja, significativamente atingidas. E vamos buscar junto ao Poder Judiciário a transferência de lideranças dessas organizações”, afirmou o PGJ.

    Segundo balanço do governo do Rio de Janeiro, durante as três etapas da Operação Maré, as facções criminosas já sofreram um prejuízo de mais de R$ 20 milhões.

    “O trabalho das nossas forças de segurança está focado em desarticular essas máfias e é incansável. Somente hoje, foram detidas 12 pessoas que estavam cometendo diversos atos criminosos na capital e Baixada Fluminense, com efeitos em toda a população. São efeitos claros de que o uso da inteligência aliado à tecnologia é o caminho mais eficiente para enfraquecer a atuação desses grupos” afirmou o governador Cláudio Castro.

    Castro também destacou a importância da integração entre as instituições.

    “O Ministério Público tem sido nosso grande parceiro, junto com as forças federais, no combate à criminalidade. Hoje, a ideia aqui era que pudéssemos fazer um balanço das operações e olhar os próximos passos para, de forma conjunta, desarticular essas organizações criminosas. É importante a transparência para que a sociedade saiba o que está sendo feito. Conversamos também sobre a possibilidade de transferência de lideranças para presídios federais, uma lista que será feita em conjunto pelas forças estaduais e pelo Ministério Público, com um critério muito claro e sério na escolha dessas pessoas”, finalizou o governador.

    Últimas