• Castro faz mudanças, demite o próprio vice, e escolhe André Moura para a Secretaria de Governo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Mudanças ocorrem após demissão do vice, Thiago Pampolha, da Secretaria de Meio Ambiente

    04/mar 19:11
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O governador do Rio, Claudio Castro, decidiu demitir o próprio vice, Thiago Pampolha, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A decisão acontece após distanciamento entre Castro e Pampolha, agravada por uma série de desgastes e desconfianças. O rompimento teria ocorrido após o então secretário de Meio Ambiente decidir se filiar ao MDB, com vistas para uma possível candidatura ao governo estadual em 2026. Ainda houve uma tentativa de reaproximação, no entanto, sem sucesso. Pampolha, agora, ocupará apenas o cargo de vice, para o qual foi empossado em janeiro de 2023, e a expectativa é que tenha cada vez menos espaço.

    Com o remanejamento das pastas, André Moura (foto) assumirá a Secretaria de Governo. Moura, que já esteve à frente da Casa Civil e atualmente estava no comando da Secretaria Extraordinária de Representação do Executivo fluminense em Brasília, assume o cargo que era ocupado por Bernardo Rossi.

    Rossi assume o lugar de Pampolha no Meio Ambiente.

    Sobre André Moura

    Formado em Administração de Empresas, André Luis Dantas Ferreira é mais conhecido como André Moura. Atualmente está filiado ao União Brasil.

    Ingressou na política em 1990, ainda com 18 anos, filiado ao Partido da Frente Liberal (PFL). Foi prefeito do município de Pirambu/SE por dois mandatos consecutivos, no período de 1997 a 2004.

    Entre janeiro de 2005 e março de 2006 ocupou o cargo de secretário de Serviços Públicos Metropolitanos do Estado de Sergipe, durante a gestão do governador João Alves Filho. Ainda em 2006 elegeu-se deputado estadual, então filiado ao Partido Social Cristão (PSC).

    Foi eleito deputado federal por duas vezes, entre 2011 e 2019. Em 2016 assumiu o cargo de líder do Governo na Câmara dos Deputados e, em março de 2017, foi alçado ao posto de líder do Governo no Congresso Nacional.

    No Governo do Estado do Rio de Janeiro, André comandou a Secretaria de Representação do Governo em Brasília durante três anos, até abril de 2022. Dentro desse período, acumulou ainda o cargo de secretário da Casa Civil fluminense.

    Últimas