Castro anuncia novos nomes das Secretarias de Cidades e Polícia Civil
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou os nomes dos novos secretários de Cidades e de Polícia Civil nesta semana. Douglas Ruas dos Santos comandará a nova pasta de Cidades, que foi dividida a partir da antiga Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades (SEIC), que agora passa a ser Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP).
Já a Secretaria de Polícia Civil passa a ter o comando do delegado de Polícia Civil José Renato Torres do Nascimento. Ele assume a pasta no lugar do delegado Fernando Albuquerque.
As duas nomeações já foram publicadas em Diário Oficial.
Perfil – Douglas Ruas
Douglas Ruas dos Santos é bacharel em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e servidor concursado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Nos últimos anos, dedicou-se à gestão pública, como subsecretário de Trabalho de São Gonçalo, entre 2017 e 2018, e superintendente regional do Inea, entre 2019 e 2020. Em 2021, assumiu a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais em São Gonçalo, sendo responsável pela elaboração de projetos e captação de recursos, além de fazer a interlocução do município com o Governo do Estado e o Governo Federal. Foi eleito para a sua primeira legislatura, como o segundo deputado estadual mais votado do Estado do Rio de Janeiro, com 175.977 votos.
Perfil – José Renato
José Renato Torres do Nascimento está no serviço público há mais de 35 anos. Desde 2007, desempenha a função de secretário da Secretaria de Segurança Institucional do Tribunal de Contas do Município (TCM). Possui experiência em Direito Público, com ênfase em Direito Processual Penal. Também é professor da Escola do Estado do Rio de Janeiro e professor convidado do doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos, Instituições e Negócios PPGDIN/UFF. Possui doutorado em Direitos, Instituições e Negócios pela UFF e mestrado em Administração Pública pela FGV, além de cursar pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas na UFF. Foi praça da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro de 1983 a 1985, ano em que ingressou na Polícia Civil como detetive de polícia.